Estátua de Santa Rita de Cássia será restaurada pela Prefeitura

Imagem foi retirada da Av. Santa Rita no último domingo, 05

Estátua de Santa Rita de Cássia será restaurada pela Prefeitura

A imagem de Santa Rita de Cássia localizada no início da avenida de mesmo nome (Av. Santa Rita) será revitalizada. A retirada da estátua ocorreu no último domingo, 5, pela Prefeitura de Viçosa.

A ação de remoção foi coordenada pela chefe do Departamento de Patrimônio, Helena Fortes, formada em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), e realizada pelo chefe do Departamento de Eventos, Tunico Miranda.

Segundo a Prefeitura, a peça de Santa Rita se encontra em mau estado de conservação, a ponto de se soltar totalmente de seu pedestal. Também apresenta quebras nas mãos, com a falta de vários dedos; suas cores possuem várias repinturas, realizadas de forma artesanal; e seu crucifixo não é o original.

No processo de restauração, será realizada a prospecção para a identificação da pintura original, que será restaurada usando técnicas e materiais apropriados. Após este processo, será aplicada uma resina de proteção, para que a imagem resista ao tempo.

A paróquia de Santa Rita de Cássia foi comunicada sobre a retirada da imagem da Santa e sua restauração. Padre Paulo Dione, representante da igreja, apoiou totalmente a ação, que nunca antes fora realizada, se mostrando muito feliz pela iniciativa do restauro. A restauração será realizada dentro da sede da Secretaria de Cultura pela própria Helena Fortes de forma gratuita, sem nenhum ônus para o município.

Segundo Helena e o secretário de Cultura, Thomas Medeiros, há a proposta de que a peça seja reconduzida ao seu local com uma cerimônia envolvendo a comunidade viçosense. A atividade deve ocorrer antes do dia 22 de maio, aniversário da Padroeira da Cidade.