Festa do trabalhador rural na Piúna acontece em 28 de julho

Festa do trabalhador rural na Piúna acontece em 28 de julho
Participantes da reunião que definiu os últimos ajustes para a festa

Com foco no tema "alimento de verdade", a 12ª Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural será realizada no dia 28 de julho, na comunidade rural de Piúna. A última reunião para ajustes do evento foi realizada na quarta-feira (03), na capela São Geraldo daquela comunidade, coordenada por Sheila Gomes, e contou com a presença de representantes das comunidades rurais da paróquia São João Batista, além do pároco padre Geraldo Martins Dias e do tesoureiro da paróquia.

A reunião teve como objetivo avaliar os preparativos da festa e averiguar os detalhes que faltam. Foi reforçada a importância de divulgar com mais intensidade a festa, lembrando que, neste ano, a missa coincidirá com a abertura da Semana Missionária que a paróquia São João Batista realizará de 28 de julho a 4 de agosto. Os organizadores da festa acreditam que, por essa razão, o número de participantes será maior que nas festas anteriores.

A Festa terá início às 14h com concentração e caminhada até à capela São Geraldo. No pátio da capela, antes da missa, haverá falas sobre o tema que inspira a festa deste ano: Mãos na terra, no campo e na cidade, produzem alimento de verdade”. Em seguida, será celebrada a missa que contará com a presença das missionárias e missionários da Semana Missionária Paroquial. Após a missa, será feito o plantio da árvore alusiva a edição da festa de 2024

A festa é realizada pela paróquia São João Batista e tem como parceiros o Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata (CTA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), o Movimento Popular pela Soberania da Mineração (MAM) e a Escola Família Agrícola Dom Luciano Mendes (EFA).

A Festa da Trabalhadora e do Trabalhador Rural foi criada no ano 2000 por iniciativa da paróquia Santa Rita, através de seu pároco, padre Elias Bartolomeu Leoni. Criada em 2005, a paróquia São João Batista assumiu a festa a partir daquele ano. Interrompida entre 2013 a 2017, foi retomada nos anos de 2018 e 2019, sendo novamente interrompida, desta vez, por causa da pandemia da Covid-10. Em 2023, a paróquia voltou a realizar a festa que já estava em sua 11ª edição.