Evento em Viçosa celebra orgulho e a cultura da comunidade LGBT 

A 3ª edição do Orgulhe-se começa nesta sexta-feira (28)

Evento em Viçosa celebra orgulho e a cultura da comunidade LGBT 
Divulgação/PMV

A terceira edição do Orgulhe-se, evento realizado em Viçosa em referência ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, acontece neste fim de semana. Promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura pelo terceiro ano consecutivo, a programação conta com atividades variadas, relacionadas à cultura, direitos e bem-estar da comunidade LGBT.

O 3º Orgulhe-se tem início nesta sexta-feira (28), quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A programação se inicia às 19h30, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, com a mesa de abertura oficial. Até o domingo, o evento inclui apresentações artísticas, oficinas, uma ball, queimada e uma ação informativa e de mapeamento de pessoas trans e não binárias interessadas em retificar seu nome.

Confira as atividades gratuitas oferecidas no Orgulhe-se 2024:


“Tempos de orgulho?!?”, performance de Elvira Sanders (Lucas Lacerda)

28/06 (sexta-feira), às 20h, na Estação Cultural Hervé Cordovil

Elvira Sanders apresenta “Tempos de orgulho?!?”, uma intervenção teatral com performance drag na qual a personagem canta, dança, dubla e grita pela liberdade de corpas dissidentes em ato de denúncia da ascensão do discurso LGBTQIAP+fóbico na sociedade brasileira e celebração do orgulho de ser quem se é por completo.

 


Oficina “Performatividade corporal através da dança Jazz Funk”, com Wallace Costta

29/06 (sábado), às 16h, na Estação Cultural Hervé Cordovil

O Jazz Funk traz à tona um significativo posicionamento na indústria pop musical, sendo inserido na comunidade LGBTQIAPN+ através de artistas da dança e da música. Ministrada pelo bailarino Wallace Costta, a oficina tem o objetivo de trabalhar a expressão corporal, com enfoque na performatividade, utilizando linguagens da dança Jazz Funk, exercícios corporais e sequência coreográfica.

 


Mapeamento de interesse em retificação de nome, com a Casa das Mulheres

29/06 (sábado), das 17h às 19h, na Estação Cultural Hervé Cordovil

Entre as 17h e às 19h, a equipe da Casa das Mulheres estará presente no Orgulhe-se com um estande de informações e mapeamento de pessoas interessadas em retificar seu nome, onde pessoas trans e não-binárias receberão orientações sobre a documentação necessária para a troca e poderão indicar seu interesse pela retificação. Com o levantamento em mãos, a Casa planejará uma ação posterior, que se encontra em fase de articulação com os demais equipamentos e serviços envolvidos no processo.

 


“Oficina de Drag Queen - Produção e Performance”, com Jasmim Soslaio

29/06 (sábado), às 17h30, na Estação Cultural Hervé Cordovil

A Super Queen Vale do Aço Jasmim Soslaio, interpretada por Faioli, chega a Viçosa trazendo informações sobre a Arte Drag Queen, técnicas de maquiagem, preparação de looks e prática de lipsync. Na oficina, as pessoas (de qualquer identidade de gênero) poderão se produzir e criar sua própria personagem Drag. Para a atividade, a ministrante sugere que o público interessado leve um “look empoderado”, um espelho pequeno, cílios e maquiagens, que também serão disponibilizadas por Jasmim para aqueles que não tiverem.

 


Studio 54 Ball, com House of Capiva e DJ Llorón

29/06 (sábado), às 18h30, na Estação Cultural Hervé Cordovil

Na noite de sábado, o Corredor Cultural da Estação Hervé Cordovil se torna palco da Studio 54 Ball, atividade da cena Ballroom. Assim como o Studio 54, boate de Nova York que desempenhou um papel significativo na história da comunidade LGBTQIA+, a ball promove um espaço onde as pessoas podem se expressar livremente, dançar sem julgamentos e celebrar sua identidade. Promovida pela House of Capiva, de Belo Horizonte, e com trilha sonora do DJ Llorón, a Studio 54 Ball terá cinco categorias competitivas: Baby Vogue; Face; Runway; Fashion Killa; e Vogue OTA com objeto. A ação é gratuita e aberta ao público, que é incentivado a caminhar nas categorias, concorrendo a premiação em dinheiro.

 

DJ Danudes

29/06 (sábado), às 21h, na Estação Cultural Hervé Cordovil

Encerrada a Studio 54 Ball, a comemoração do Orgulho continua com DJ Danudes; com uma trajetória de 8 anos na cena musical viçosense, a artista traz uma experiência sonora que celebra a diversidade, o ritmo contagiante da cultura LGBT+ e o que há de mais novo funk e no pop nacional e mundial.

 


Exposição “As Cores da Ballroom”, de Blue Angel

29/06 (sábado), a partir das 16h, na Estação Cultural Hervé Cordovil

A exposição de artes visuais inspirada na cena ballroom viçosense reinterpreta a bandeira do orgulho, utilizando suas seis cores e intervenções artísticas em imagens de balls passadas. A iniciativa destaca a importância da cultura LGBTQIAPN+ local e dos espaços de acolhimento que ela proporciona.

 


“Imersão em Danças Urbanas: Uma cultura sem gênero e sem orientação sexual”, com João Maffia

30/06 (domingo), às 14h, no ginásio da E. M. M. Edmundo Lins (Av. Santa Rita)

Em uma aula prática acompanhada de roda de conversa, os participantes serão convidados a explorar a liberdade de expressão e o desenvolvimento pessoal através da dança. Além da execução de movimentos, a oficina busca desconstruir estereótipos e destacar a história das Danças Urbanas como espaço de resistência e refúgio para pessoas marginalizadas, proporcionando, ainda, um ambiente seguro para a partilha de experiências e reflexões sobre a importância da arte na construção da identidade LGBTQIAPN+.

 


“Forrozin para Todes”, oficina de forró com Clara Fajardo

30/06 (domingo), às 15h30, no ginásio da E. M. M. Edmundo Lins (Av. Santa Rita)

Rompendo as lógicas tradicionais e colonialistas da dança de salão, Clara traz a proposta de se pensar a dança para além dos papéis de gênero e de dominação previamente estabelecidos. Todo corpo é rítmico e todo corpo é dançante, se houver liberdade, respeito e conforto suficiente para isso. Na oficina, os participantes terão a oportunidade de experimentar, no corpo, num ambiente seguro e acolhedor, um pouco do ritmo e das bases do forró, estilo tão importante para a cultura brasileira.

 


Gaymada

30/06 (domingo), às 16h, no ginásio da E. M. M. Edmundo Lins (Av. Santa Rita)

Em um jogo de queimada voltado para o público LGBTQIAPN+, a “gaymada” do Orgulhe-se retorna para a sua segunda edição consecutiva. Sem necessidade de inscrição prévia, os times serão formados em quadra com as pessoas interessadas em participar da competição, visando uma tarde de lazer e entretenimento.

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa