Cartório Eleitoral de Viçosa atendeu 2.500 eleitores em um mês

Está fechado o cadastro eleitoral, ou seja, não é mais possível emitir, regularizar ou transferir título de eleitor para votar nas eleições deste ano

Cartório Eleitoral de Viçosa atendeu 2.500 eleitores em um mês

O Cartório Eleitoral de Viçosa atendeu 2.500 eleitores entre os dias 8 de abril a 8 de maio, últimos 30 dias antes do fechamento do cadastro eleitoral. Nesse mesmo período o órgão responsável pela zona 822 (Cajuri, Coimbra, Paula Cândido e Viçosa), atendeu 401 solicitações pelo Título Net.

Muitos eleitores que precisavam regularizar o título deixaram para última hora. Nos últimos quatro dias antes do fechamento do cadastro, o Cartório Eleitoral de Viçosa atendeu 606 pessoas. Só no dia 8, último dia, foram atendidos 157 eleitores.

Segundo a chefe do órgão, Deborah de Castro, a maioria dos atendimentos foi para revisão de dados cadastrais e mudança de seção de votação. Ela também registrou grande procura para alistamento, ou seja, eleitores que irão votar pela primeira vez neste ano. Em terceiro lugar ficaram os atendimentos para transferência de município.

A pedido do Folha da Mata, o Cartório Eleitoral de Viçosa realizou um balanço parcial do eleitorado de sua área de abrangência. Segundo o balanço, Viçosa agora possui 60.799 eleitores aptos a votar. Após o encerramento das eleições de 2022, foram alistados 1.354 novos eleitores em Viçosa e outros 987 transferiram o título para a cidade. Paula Cândido agora possui 7.894 eleitores; Coimbra, 6.638; e Cajuri, 4.844.

Para a chefe do Cartório, Deborah Christina Soares de Castro, os números expressivos são resultado do trabalho de divulgação feito pelo órgão. “Fizemos palestras nas escolas, divulgamos nas rádios, fizemos plantão aos finais semana, tudo para atrair os jovens eleitores”, contou. Segundo Deborah, o trabalho foi intenso, cansativo, mas sem ocorrências.