Professores da UFV aprovam retorno às atividades após mais de 70 dias de greve

Data de retorno das aulas será definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

Professores da UFV aprovam retorno às atividades após mais de 70 dias de greve
A assembleia contou com a participação de cerca de 70 professores no campus Viçosa. Foto: Artur Vieira/Folha da Mata

A greve dos professores da UFV termina na próxima segunda-feira, 1º de julho. A data foi aprovada em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (27). A decisão está alinhada ao Comando Nacional de Greve, que encaminhou a proposta de saída coletiva da greve até o dia 3 de julho.

Já a data para o retorno das aulas será definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFV, que se reunirá na próxima semana. Os professores devem enviar à Administração Superior da UFV uma proposta de calendário, que prevê o retorno das aulas no dia 8.

Pela manhã, os técnicos administrativos em educação (TAEs) da UFV votaram contra a assinatura do acordo proposto pelo governo federal para o fim da greve dos servidores. A decisão, no entanto, não deve influenciar na assinatura do acordo para o fim da greve da categoria em todo o país.

 

NOVO CALENDÁRIO

Em nota, a UFV informou que está ciente do acordo sobre o fim da greve docente, mas ressaltou que aguarda comunicado oficial das entidades locais para convocar o Cepe e deliberar sobre o retorno das atividades de ensino de graduação, médio e técnico nos seus três campi.

Ao Folha da Mata, o reitor Demetrius David da Silva explicou que o novo calendário será definido pelo Cepe, mas adiantou que as aulas podem retornar a partir do dia 8 de julho, com término do primeiro semestre no início de setembro.

O reitor acredita que o segundo semestre de 2024 tende a terminar somente em fevereiro de 2025, mas ressalta: “Estamos trabalhando para que não ocorra nenhuma alteração no calendário de 2025, com início das aulas do primeiro semestre no início de março, como de costume”.

Já a Semana do Fazendeiro, que coincide com as férias de julho e neste ano aconteceria entre os dias 6 a 12, foi realocada para a primeira quinzena de setembro, com datas a serem definidas pelo Cepe.