Fruticultores de Paula Cândido querem construir unidade de beneficiamento 

Espaço garantirá a seleção dos produtos, preservação da qualidade e extensão da vida útil das frutas

Fruticultores de Paula Cândido querem construir unidade de beneficiamento 

O município de Paula Cândido produz cerca de 700 toneladas de goiaba por ano e figura entre os maiores produtores da fruta no estado, segundo a Associação dos Fruticultores Rurais de Paula Cândido, formada por 23 produtores. A maior parte da produção vem da agricultura familiar e é comercializada para a Central de Abastecimento (Ceasa), em Belo Horizonte.

Este ano, a associação, junto à prefeitura local, a Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Paula Cândido, elaboraram um projeto que prevê a construção de uma unidade de beneficiamento das frutas, conhecido como Packing House. 

O espaço garantirá a seleção dos produtos, preservação da qualidade e extensão da vida útil das frutas. Com isso, será possível “agregar valor ao produto, ampliar as vendas e diversificar o mercado, já que atualmente somos totalmente dependentes da Ceasa, além de gerar emprego e renda no município”, destaca o presidente da Associação, Geraldo Vitor Teixeira Filho

O projeto prevê ainda a aquisição de equipamentos, utensílios, câmara fria, e construção do escritório sede da associação. Com foco na sustentabilidade, o espaço terá sistema fotovoltaico de energia e poço artesiano. 

O Sistema Faemg Senar também é parceiro dos produtores nessa empreitada e seguirá atuando para a capacitação profissional rural dos produtores. As ações previstas no projeto incluem cursos e programas especiais voltados à gestão, comercialização e ao associativismo. 

“Eles tem um grande potencial, solicitaram o nosso apoio e nós estamos prontos para colaborar. Esse empreendimento representará um grande avanço para os produtores de Paula Cândido e região”, destacou o gerente regional Marcos Reis. 

Atualmente, 30 produtores de Paula Cândido participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do Sistema Faemg Senar. O presidente do SPR de Paula Cândido, Antenor Ferreira, afirma que o trabalho da entidade com os produtores fortalece a cadeia produtiva. “Estamos vendo uma evolução importante na cidade e esse projeto vai dar mais segurança para aumentar a produção e conseguir melhores preços, por isso nós estamos apoiando”. 

Articulações para a construção

A execução do projeto está avaliada em cerca de R$ 2 milhões e os produtores buscam apoio financeiro para iniciar as obras. No último mês representantes da associação, do Sindicato e dos poderes executivo e legislativo de Paula Cândido foram a Brasília apresentar o projeto ao deputado federal Samuel Viana. 

A Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema Faemg Senar está acompanhando de perto as iniciativas dos produtores, e colaborando com as articulações. Na referida reunião, possibilitou a presença de dois assessores de relações institucionais da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Nós recebemos com muito entusiasmo a demanda apresentada. A união, organização e integração do grupo em torno dos objetivos e necessidades comuns, é sinal de maturidade e clareza dos produtores’, comentou a presidente da comissão Nilde Antunes Lage. 

Ela ainda salientou que um representante da região terá um assento na comissão técnica para “facilitar o trabalho das demandas locais e levar as diretrizes de trabalho do Sistema Faemg Senar para os fruticultores”. 

Outra oportunidade de falar sobre a proposta foi a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Visconde do Rio Branco. O presidente da Associação de Fruticultores Rurais de Paula Cândido compôs a mesa do evento e expôs os objetivos do projeto aos participantes. A Associação segue apresentando o projeto a possíveis apoiadores. Neste mês, dois deputados federais e um senador receberão o documento para apreciação.

Possibilidades

Na última semana produtores da Associação, o presidente do SPR, Antenor Ferreira e o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, reuniram-se com o assessor estratégico do Invest Minas na região da Zona da Mata, Igor Burkowski, para conhecer a agência estatal de promoção de investimentos. A agência pode ser parceira do projeto de Paula Cândido como mais um agente de conexões e assessoramento dos produtores e seus empreendimentos. 

“Faz parte dos nossos objetivos promover o desenvolvimento econômico. Esses produtores querem ampliar seus horizontes, fazendo, principalmente, com que o homem do campo tenha a remuneração e a qualidade de vida que faz jus a importância de suas funções”, afirmou Igor ressaltando que o projeto de Paula Cândido é fundamental para a economia e a sustentabilidade locais. 

“Foi um encontro proveitoso e esclarecedor. É bom saber que temos essa alternativa. Ainda temos muito trabalho pela frente em busca do nosso objetivo”, conclui o presidente da associação, Geraldo Vitor Teixeira Filho.