Obra de revitalização da Estaçãozinha de Silvestre é inaugurada

Cerimônia de inauguração foi realizada no dia 1º de julho

Obra de revitalização da Estaçãozinha de Silvestre é inaugurada
Divulgação/Prefeitura de Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, inaugurou, na tarde de 1º de julho de 2024, a revitalização da Estação Ferroviária de Silvestre, um dos bens tombados do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Raimundo Nonato Cardoso, do seu secretariado, da equipe da Secretaria de Cultura e representantes da comunidade de Silvestre.

A revitalização da Estação foi possível graças a recursos do ICMS Patrimônio Cultural, programa estadual de incentivo à preservação do patrimônio cultural, que repassa recursos financeiros para os municípios que pontuam promovendo ações efetivas e relevantes para preservar seu patrimônio. Com os incentivos incluídos no Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, o Departamento de Patrimônio Histórico, junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, delibera sobre a aplicação dos recursos disponíveis.

“A história de Minas Gerais está ligada às linhas férreas, e a transformação destes espaços em centros culturais é um processo que diversas cidades mineiras estão fazendo. No início da gestão, uma das metas principais foi essa revitalização, para a gente trazer esse espaço à tona novamente e dar esse acalento à população de Silvestre. Sempre vi a Estação com esse potencial para cultura, para receber um centro de formação, para receber as demandas da população, além de ser esse símbolo histórico”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Thomas Medeiros, durante a cerimônia.

Revitalizada, a Estaçãozinha de Silvestre poderá receber projetos diversos, como oficinas, feiras, mostras, cursos profissionalizantes, audiências públicas, assembleias comunitárias, entre outros. O espaço conta com um salão amplo, banheiros, copa, rampas de acesso e uma estrutura aprimorada para atender a comunidade.

Sobre a conservação da Estação, a chefe de Patrimônio, Cíntia Fontes Ferraz, comenta que “a sociedade desempenha um papel fundamental na valorização e preservação do nosso patrimônio cultural. Cabe a todos nós reconhecer a importância desses bens e zelar por eles. Somente com o engajamento coletivo conseguiremos garantir que nosso patrimônio seja preservado para as futuras gerações”.

Estação Ferroviária de Silvestre

A ferrovia chegou a Viçosa em 1886, com o objetivo principal de escoamento da produção de café e de alguns minerais. A princípio, a linha não passava por Silvestre, mas por influência de um dos sócios da fábrica de tecidos instalada na região, familiar do ex-presidente Arthur Bernardes, a trajetória da ferrovia foi alterada, cortando o bairro e acompanhando a rodovia por longos trechos. A partir disso, foi construída a Estação Ferroviária de Silvestre. A localização próxima à fábrica facilitava a chegada de matéria prima e o escoamento da produção, além de abrigar os passageiros que transitavam pela região.

Em 2001, a Prefeitura de Viçosa reconheceu a Estação Ferroviária de Silvestre como patrimônio material, através do Decreto nº 3.582/01.

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa