Mutirão online de renegociação de dívidas vai até 31 de março, alerta Procon de Viçosa

Pode ser negociada qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).

Mutirão online de renegociação de dívidas vai até 31 de março, alerta Procon de Viçosa

Até o dia 31 de março acontece o Mutirão Online de Renegociação de Dívidas, iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, o Banco Central e a Associação Procons Brasil. Através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br, pode ser negociada qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).

Segundo o diretor do PROCON de Viçosa, Celso Alves, “muitos consumidores que se encontram em débito não conseguem realizar negociações, tendo sofrido também com os desdobramentos sociais e financeiros decorrentes da pandemia. Sendo assim, esse novo Mutirão pode auxiliar aqueles que desejam repactuar seus débitos”.

O Mutirão acontece exclusivamente de forma virtual e, para participar, o consumidor deve realizar o seu cadastro no site www.consumidor.gov.br, onde terá que fazer o relato da situação, informando que deseja participar do Mutirão de Renegociação de Dívidas.

Ao preencher o registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus números de telefones e e-mail para contato. Esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado este prazo, o consumidor terá até 20 dias para avaliar o retorno dado.