Câmara aprova lei que proíbe alimentar pombos em espaços públicos
Pessoas flagradas alimentando pombos em espaços públicos poderão ser multadas pela Prefeitura
Foi aprovado em definitivo pela Câmara Municipal de Viçosa o projeto de lei nº 37/2023, que visa proibir a criação, manutenção e alimentação de pombos urbanos em locais de acesso público do município, como calçadas, praças, parques, logradouros e prédios.
A autora do projeto, a vereadora Vanja Honorina Aguiar Albino, argumenta que a proibição tem por objetivo acabar com a proliferação de doenças causadas pelos pombos urbanos no município, entre elas a criptococose e a salmonelose.
De acordo com o projeto de lei, os proprietários de imóveis com infestação de pombos urbanos deverão providenciar redes e outros obstáculos visando dificultar o pouso e a criação de ninhos das aves. A fiscalização da Lei será realizada pelo setor de Vigilância Sanitária e também pelo setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.
Aqueles que infringirem a lei receberão uma advertência. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa. O infrator também poderá ser responsabilizado na esfera criminal pelo crime de “infração de medida sanitária preventiva”.
O projeto de lei foi encaminhado para sanção do prefeito Raimundo Nonato Cardoso.
Comentários (0)
Comentários do Facebook