Acidentes elétricos crescem no Brasil e Cemig alerta para prevenção

Cemig orienta instalação de dispositivos e formas corretas para o uso de benjamins ou "Ts"

Acidentes elétricos crescem no Brasil e Cemig alerta para prevenção
Reprodução/Internet

Ceca de mil ocorrências de acidentes elétricos foram registradas no primeiro semestre de 2024, isso de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em relação aos casos fatais, foram quase 450 mortes, um acréscimo de 12,28% em mesmo período de 2023.

Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta que haja instalação do Dispositivo Diferencial Residual (DR) nas residências. Ele protege adultos e crianças de correntes elétricas de maior intensidade, evitando acidentes graves dentro de casa.

Esse aparelho, que ganhou variações nos últimos anos e teve o seu preço bastante reduzido, tem o objetivo de detectar fugas de corrente elétrica em circuitos defeituosos. Caso isso seja detectado, o sistema é desligado imediatamente e evita que o usuário sofra choque elétrico ou que tenha danos nas instalações elétricas em função da rápida atuação do equipamento.

Instalações feitas de forma incorreta também trazem um grande risco para a população, que deve evitar o uso de "Ts" ou benjamins, objetos causadores de sobrecargas e incêndios. É importante, ainda, dimensionar as tomadas corretas para cada tipo de aparelho, pois alguns precisam de pontos de conexão com suporte para maior amperagem, como Air-fryer, por exemplo.

Fonte: Agência Minas