Produtores de Araponga vencem prêmio Internacional de Café Ernesto Illy

Produtores de Araponga vencem prêmio Internacional de Café Ernesto Illy
Os irmãos Sanglard recebendo o prêmio Ernesto Illy

O café produzido pela Fazenda Serra do Boné em Araponga, pelos irmãos Matheus e Nathan Sanglard, venceu o 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, considerado uma das premiações mais importantes da área cafeeira. Desenvolvido por meio da técnica “despolpado”, o produto foi considerado o melhor dos melhores em sua categoria a partir de um júri internacional independente composto por nove especialistas.

Durante a descrição, o júri ressaltou qualidades e características do café da Fazenda Serra do Boné, como a cremosidade, a doçura e o corpo recheado de um equilíbrio elegante entre aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim.

O grupo teve de escolher entre os vencedores das nove origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. No prêmio “Coffee Lover’s Choice”, em que os consumidores votam no melhor café após as amostras às cegas durante o evento, o produto da SMS Cluster ECOM da Nicarágua foi o vencedor.

O evento contou com a participação do Presidente Andrea Illy, do Embaixador da Itália Maurizio Massari, de Vanúsia Nogueira, do Chef e Embaixador da Boa Vontade Massimo Bottura, da Gerente de Projetos da UNIDO Andrea De Marco, de Raina Lang (Diretora de Café Sustentável da Conservation International), e de Jamil Ahmad (Diretor do UNEP para o Escritório de Nova York), que exploraram iniciativas para promover a produção sustentável de café diante dos desafios climáticos. O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy continua sendo uma referência de excelência em café sustentável, celebrando o talento, a dedicação e a arte que dão forma a cada xícara de café illy.