Médico que dava plantão em Viçosa é alvo de operação por falsificação de receituários de prefeituras da região

Além de médico, alvo da operação é ex-prefeito e atual candidato à prefeitura de Presidentes Bernardes

Médico que dava plantão em Viçosa é alvo de operação por falsificação de receituários de prefeituras da região

Após cumprimento de mandados de busca e apreensão em Viçosa, Ubá, Coimbra e Presidente Bernardes, a Polícia Civil prendeu o médico Jazon Haroldo Silva Almeida. O ex-prefeito de Presidente Bernardes (2017-2020) e pré-candidato a prefeito na mesma cidade é investigado por utilizar indevidamente símbolos identificadores do SUS e de prefeituras da região. Na delegacia, o médico foi ouvido e liberado.

A Operação Raio-X, coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades mencionadas. Um dos mandados foi cumprido nas dependências do Hospital São Sebastião (HSS), onde o médico dava plantão uma vez por semana.

A ação foi liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Piranga e policiais civis e militares.

De acordo com as investigações, Jazon utilizava logotipos e símbolos do SUS e de prefeituras para emitir atestados médicos e receituários, incluindo controlados, sem a devida autorização.

Durante a operação, foram encontrados receituários em branco com timbre da Prefeitura Municipal de Piranga, carimbados e assinados com os dados de Jazon, que supostamente eram utilizados por sua esposa. A polícia também apreendeu outros receituários de prefeituras da região e dispositivos eletrônicos.

Jazon foi preso em flagrante por falsificação de selo ou sinal público, crime previsto no artigo 296 do Código Penal, com pena de dois a seis anos de reclusão, aumentada de sexta parte devido ao uso do cargo público.