Documentário sobre o piranguense Cesário Alvim estreia no YouTube dia 30

Produção explora o impacto de Cesário Alvim na política de Minas Gerais e como o piranguense se tornou um símbolo de resistência e liberdade

Documentário sobre o piranguense Cesário Alvim estreia no YouTube dia 30
Divulgação/Avante Comunicação

O documentário “Cesário Alvim: Eco de um Legado Mineiro”, que aborda a vida do primeiro presidente de Minas Gerais, tem sua estreia marcada para o dia 30 de novembro, no YouTube. A produção conta como Cesário foi uma figura importante na abolição da escravidão e como construiu um legado de resistência e liberdade. A obra foi realizada com apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo.

Nascido em Pinheiros Altos, em Piranga, Alvim foi um importante intervencionista na política mineira e lutou por causas relevantes para a história estadual e nacional. Foi responsável por fundar uma nova era de política em Minas Gerais e reconstruiu a vida interiorana, ressaltando sua cultura rica e resiliente. 

O documentário explora conexões entre seu legado político e a memória cultural, abordando o passado mineiro e explorando o cotidiano do político. A produção, ainda, utiliza de acervos históricos e cenas gravadas no antigo lar de Cesário Alvim, que agora é o Museu Memorial de Piranga. O local foi palco de depoimentos de moradores de Piranga e especialistas para a produção.

A equipe, composta por Ramon Silva, Ítalo Cunha e Maria Eduarda Alves, da Avante Comunicação, também pretendeu estabelecer uma conexão com o bisneto de Cesário, o cantor e escritor Chico Buarque, mostrando como os ideais de liberdade e resistência seguem vivos na memória familiar e na arte brasileira.

O filme propõe uma reflexão sobre a identidade mineira, traçando paralelos entre o passado e o presente, o que conecta o público com uma figura histórica cujo nome, embora presente em praças e escolas, ainda é pouco conhecido. Por isso, o documentário pretende resgatar a relevância de Alvim e aproximar o espectador dos valores que definiram sua trajetória.