Paróquias e Capela da UFV saúdam eleitos de Viçosa

Paróquias e Capela da UFV saúdam eleitos de Viçosa
Divulgação

As paróquias de Viçosa e a Capela da UFV (Universidade Federal de Viçosa) publicaram, na quarta-feira (9), uma mensagem saudando o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores e vereadoras de Viçosa, eleitos no último domingo, 6 de outubro, com votos de que todos correspondam à função que os eleitores/as lhes confiaram, cumprindo com fidelidade os compromissos assumidos durante a campanha”, diz um dos trechos da mensagem.

Confiram a publicação na integra:

“Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês. E quem de vocês quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,43-44).

Vivemos, no último domingo, 6 de outubro, um momento singular de nossa democracia quando, de forma livre, consciente e soberana, eleitoras e eleitores, em todo o País, escolheram aqueles e aquelas que terão, a partir de janeiro de 2025, a nobre e exigente missão de governar e dirigir os rumos dos municípios brasileiros na construção do bem comum. A vitória foi, antes de tudo, da democracia, consolidando as bases do estado democrático de direito que deve sustentar toda nação.

Reafirmando seu compromisso com o evangelho da vida, da esperança, do amor e da justiça, as paróquias de Viçosa – Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santa Rita, São João Batista e São Silvestre – e a Capelania da Universidade Federal de Viçosa (UFV) saúdam os candidatos e candidatas vitoriosos nestas eleições de 2024 em nosso município. Nossos votos de que correspondam eficazmente à função que os eleitores/as lhes confiaram, cumprindo com fidelidade os compromissos assumidos durante a campanha.

A construção da sociedade justa e fraterna com a qual todos sonhamos é resultado da reunião de todas as forças vivas da sociedade e não de apenas um grupo ou instituição. O diálogo e a cultura do encontro devem marcar a vida de todos aqueles e quelas que foram eleitos tanto para o Executivo quando para o Legislativo, de tal forma que cresça a consciência de que governam para todos.

Conclamamos os eleitos e eleitas a inspirarem seus mandatos no Bom Samaritano, ícone do que praticam a verdadeira caridade, lembrados de que, “diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. Qualquer outra opção nos deixa ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada”, diz o Papa Francisco (Fratelli Tutti, n. 67).

A caridade política, ensina o Papa, “expressa-se também na abertura a todos. Sobretudo o governante é chamado a renúncias que tornem possível o encontro, procurando a convergência pelo menos em alguns temas. Sabe escutar o ponto de vista do outro, facilitando um espaço a todos” (Fratelli Tutti, n. 190).

Aos cidadãos e cidadãs viçosenses exortamos a acompanharem diuturnamente o mandato dos eleitos e eleitas, exercendo seu direito-dever de participação ativa nas decisões que definem os rumos do município de Viçosa.

Deus, em sua infinita sabedoria, nos assista a todos e todas na tarefa de construirmos juntos a sociedade justa e fraterna, prenúncio da civilização do amor”.

Assinam o documento, os párocos Antônio Carlos Martins Ribeiro (Paróquia São Silvestre), Geraldo Martins Dias (Paróquia São João Batista), Paulo Dionê Quintão (Paróquia Santa Rita de Cássia), Reginaldo Coelho (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima), Ronaldo Gomes Chaves (Capelão da Capela da UFV).