Prefeitura realizou campanha de conscientização sobre a hanseníase
Campanha Janeiro Roxo promove orientações sobre sintomas, tratamento gratuito e a importância do diagnóstico precoce da hanseníase nas UBS
A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu ações educativas voltadas à prevenção da hanseníase, dentro da campanha Janeiro Roxo. As atividades foram promovidas pela Atenção Primária em parceria com o Departamento de Promoção à Saúde do Trabalhador e tiveram como foco a orientação da população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.
As ações aconteceram na Unidade Básica de Saúde de Cachoeira de Santa Cruz e no Centro de Saúde 24h. Na UBS de Cachoeira de Santa Cruz, a atividade foi conduzida pela enfermeira Rosiane Virgínia. Já no Centro de Saúde 24h, as orientações foram ministradas pelas estagiárias Natália e Jucimeire, que também realizaram a fixação de um mural expositivo com informações educativas.
Em ambos os locais, houve participação da população, com esclarecimento de dúvidas frequentes sobre a hanseníase, seus sintomas e as formas de tratamento. As equipes explicaram que a hanseníase é uma doença infecciosa, causada por bactéria, e que não é hereditária. Também foi destacado que, após o início do tratamento e a primeira dose do medicamento, a pessoa já não transmite a doença, podendo manter o convívio social normalmente.
Outro ponto abordado foi o tratamento, que é simples, eficaz e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. As orientações reforçaram ainda que quanto mais cedo o diagnóstico, menores são as chances de sequelas.
Durante as ações, a população recebeu informações sobre os principais sinais da hanseníase, como manchas na pele com alteração de sensibilidade, dormência ou formigamento e fraqueza nas mãos ou nos pés.



Comentários (0)
Comentários do Facebook