Viçosenses no revezamento da tocha olímpica

Viçosenses no revezamento da tocha olímpica

Na última sexta-feira, 13, a tocha das Olimpíadas do Rio 2016 passou pelas sinuosas ruas do centro histórico de Ouro Preto. Em meio a vias estreitas, ladeiras e monumentos do patrimônio cultural da humanidade, atletas, ex-atletas e famosos revezaram a condução da chama por cerca de duas horas na cidade. Entre eles, a viçosense Maria Elisabete Jorge, conhecida como “Bete do Peso”, a primeira atleta a defender o Brasil na modalidade de levantamento de pesos, nas Olimpíadas de Sidney. “Me posicionei como o povo brasileiro me coloca na história do esporte. Juntei a minha história com a cidade histórica”, disse Bete em entrevista à imprensa.
A tocha seguiu para Belo Horizonte no sábado, 14. Na capital mineira, Enrique Monteiro, que morou por muitos anos em Viçosa e foi aluno do Coluni e da UFV, também participou do revezamento do símbolo olímpico. Enrique, atual presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), foi indicado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ele tem um rico histórico - atleta, árbitro e dirigente - com a modalidade.
No domingo, 15, foi a vez da população de Juiz de Fora ir às ruas para acompanhar o revezamento da tocha olímpica. Por lá, quem representou Viçosa foi Ivanir Teixeira Lopes, ex-atleta olímpico de Mountain Bike (MTB). Ivanir contou ao Folha da Mata que ficou muito emocionado com o momento. “Foi uma grande honra conduzir a tocha e levar a chama olímpica”, disse o ex-atleta, que também parabenizou a organização do evento.
Até a chegada ao Rio de Janeiro no dia 4 de agosto, na sede dos jogos olímpicos deste ano, a tocha passará por 12 mil condutores.