Segunda edição do Kanduna Puri enfatiza tradições e presença indígena em Viçosa

Evento foi realizado na praça do Rosário e na estação Hervé Cordovil

Segunda edição do Kanduna Puri enfatiza tradições e presença indígena em Viçosa

No último sábado, 20 de abril, aconteceu a segunda edição do Kanduna Puri, evento de cultura indígena promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa, em parceria com o Movimento de Retomada Puri da Zona da Mata. Realizado no centro da cidade, o 2º Kanduna Puri evidenciou os costumes e tradições da comunidade Puri, reforçando a história, a presença e a força da etnia no município.

A programação teve início da Praça do Rosário, embaixo da sapucaia, árvore de grande relevância na cultura Puri. Sob a árvore, as lideranças discursaram sobre a resistência da comunidade, sua pluralidade e suas lutas, ressaltando o significado e a potência de poderem viver e exaltar seus costumes em praça pública.

Também como parte das ações do Kanduna e da abertura oficial do evento, foi inaugurada uma placa alusiva à ancestralidade Puri de Viçosa, com dizeres na língua indígena e tradução em português. Na placa consta, ainda, um QR Code que direciona para uma página que conta a história do povo Puri na cidade. 

As atividades seguiram com um cortejo até a Estação Hervé Cordovil, com os integrantes do Movimento de Retomada entoando cantos ancestrais acompanhados do ritmo dos maracás. Depois, foram iniciadas as oficinas. Helenice Puri trouxe seus conhecimentos e experiências referentes às ervas e plantas medicinais de seu povo, abordando seus benefícios para a saúde. Em seguida, Lucia Isabel compartilhou sua história com a produção de farinha de amendoim, presente em sua rotina desde criança; após apresentar os ingredientes e colocá-los no pilão, o público teve a oportunidade de pilar os alimentos. Logo após, foi aberta a mesa de partilha, com o compartilhamento de comidas e bebidas da cultura Puri: frutas diversas, broas, batata-doce, farinhas, sucos e chás. Finalizado o momento de alimentação, Bariti Puri e Xipu Aripuagwera ofereceram uma oficina de artesanato em sementes, na qual os participantes puderam produzir os seus próprios brincos, pulseiras e colares.

Durante o 2º Kanduna Puri, os presentes também puderam contemplar a exposição de artes plásticas da pintora Helena Joaquina Puri, nomeada “Origem”, promovendo reflexões e o fortalecimento da cultura e identidade étnicas, além de comprar produtos artesanais Puri, embalados por uma playlist de músicas de artistas indígenas.

 

Fonte: PMV