Viçosa aprova Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e inclusão de representação da Câmara no Conselho
PL foi aprovado na última reunião da Câmara, na terça-feira (10)
O projeto de lei (PL), de autoria do prefeito de Viçosa Raimundo Cardoso, que dispõe sobre a formulação da Lei que cria a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, foi aprovado em definitivo na reunião da Câmara na terça-feira (10). Também foi aprovado uma emenda modificativa ao projeto, de autoria do vereador Bartomélio Martins, que propõe incluir a representação da Câmara no Conselho
Durante a reunião, Teresinha de Jesus Ferreira, fazendo uso da Tribuna Livre, espaço destinado à participação popular, falou sobre a relevância do Projeto “para que nós possamos retornar com o Conselho da Promoção da Igualdade Racial. (...) a aprovação dessa Lei é de suma importância. Peço a todos os vereadores para que votem favoravelmente para que o prefeito (Raimundo Nonato, PSD) possa sancionar o mais rápido possível, para que os movimentos possam ocupar novamente o Conselho da Promoção da Igualdade Racial e propor políticas públicas e acompanhar as que já existem”, disse Teresinha.
Fazendo uso da Palavra Livre, Bartomélio agradeceu a participação de Teresinha “obrigado Teresinha. Não só por nos representar, mas trazer essa nossa vivência, necessidades e demandas de todo povo preto, de todo povo negro”.
“Nós trazemos uma novidade, que é contemplar o povo da Retomada Puri, e também a comunidade cigana aqui em Viçosa, que é o Calon. Esse projeto foi dialogado, foi construído, e agradeço a parceria com o mandato da Vereadora Jamille Gomes (PT), que contribuiu muito”, agradeceu Bartô, no momento de sua fala. O parlamentar ainda mostrou um vídeo da Deputada Estadual Andréia de Jesus (PT), fazendo um pedido para que os vereadores votassem a favor do projeto de Lei, alegando que “se Viçosa avançar com a Promoção da Igualdade Racial, todos nós avançamos”, salientou a deputada.
Ainda no Grande Expediente, Jamille disse que a emenda que Bartô propôs é para “incluir a representação da Câmara no Conselho, que é importante, acompanharmos de perto os conselhos municipais e as deliberações que acontecem lá dentro, juntamente com os movimentos sociais e a sociedade civil. É uma modificação importante, incluindo os povos ciganos que existem e resistem em Viçosa, tentando encontrar seu território”, disse a vereadora.
Fonte: Câmara de Viçosa
Comentários (0)
Comentários do Facebook