Campus da UFV em Rio Paranaíba recebe Comissão do MEC para implantação do curso de Medicina
Visita aconteceu nas últimas segunda e terça-feira
Mais um passo para a implantação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (CRP-UFV) foi dado nesta semana, com a visita de integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) do Ministério da Educação (MEC). Eles estiveram no CRP nestas segunda (19) e terça-feira (20) para reuniões com o reitor Demetrius David da Silva, o diretor do CRP, Renato Ruas, além de representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), das diretorias e chefias de Institutos do campus e das prefeituras dos municípios de Rio Paranaíba, São Gotardo e Carmo do Paranaíba.
Como destaca o reitor Demetrius David da Silva, a visita representa “um grande avanço” para a implantação do curso de Medicina no CRP-UFV, que começou a ser estruturada em julho do último ano, a partir de reuniões em Brasília (DF), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o deputado federal Reginaldo Lopes. “Todos se prontificaram a apoiar desde o princípio essa importante iniciativa conjunta, que envolve também a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba, e beneficiará muito toda a região", afirma.
Durante o encontro, os membros da Camem conheceram a estrutura do campus Rio Paranaíba, sua organização pedagógica, cursos ofertados, docentes, os campos de prática de atuação em todos níveis de atenção à saúde do município de Rio Paranaíba e região, que são parceiros no projeto, dentre outros aspectos. Foram apresentados ainda os principais pontos do projeto pedagógico para implantação do curso de Medicina no CRP-UFV, como justificativas, matriz curricular, decisões colegiadas e pactuações com cenários de prática.
Os integrantes da Camem, enquanto responsáveis pelo monitoramento e acompanhamento dos cursos de graduação em Medicina em Instituições Federais de Ensino Superior, desde a sua pactuação até o ato de reconhecimento, explicaram todos processos de implantação do Curso de Medicina e as dimensões acompanhadas. Eles também verificaram os documentos institucionais e iniciaram a construção de diagnóstico situacional com o objetivo de propor um plano de ação para implantação do Curso de Medicina no CRP-UFV.
De acordo com a presidente do NDE do curso de Medicina do CRP-UFV e professora do Departamento de Medicina e Enfermagem do campus Viçosa, Débora Carvalho Ferreira, a visita aconteceu dentro da agenda prevista e teve um resultado final positivo, já que o retorno dado pelos integrantes da Camem à comunidade universitária e gestores locais é que o CRP-UFV apresenta-se favorável à implantação do curso, considerando as dimensões do projeto pedagógico, infraestrutura e convênios com a rede local de saúde.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook