Administração reafirma em audiência pública, projetos em andamento para a Castello Branco
Segurança e sinalização foram tema central da audiência pública convocada pela Câmara Municipal de Viçosa para discutir os grandes problemas do trânsito na Avenida Marechal Castello Branco e vias localizadas no entorno dessa que é a principal via de chegada e saída da cidade, com grande volume de trânsito e elevado índice de acidente de veículos automotores. A audiência foi realizada no início da noite de 1º de junho.
A audiência pública foi solicitada por meio de requerimento assinado pela presidente da Câmara Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) e pelos vereadores Carlitos Alves (PSDB) e João Januário Ladeira (PR). A presidente justificou o requerimento lembrando que "a referida avenida e seu entorno são áreas urbanas com sérios problemas de trânsito e esse assunto merece ampla discussão. Mudanças precisam acontecer, pois aquele local está um caos", enfatizou a vereadora.
Durante a audiência, o secretário municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme, repetiu as informações passadas ao Folha da Mata na semana passada, quando disse que está em elaboração “um grande” projeto de reurbanização e mudanças para a Av. Castello Branco, que abrange o trecho compreendido desde a rodoviária até o distrito de Silvestre, com cerca de 6 quilômetros de extensão, compreendendo a construção de um canteiro central, onde serão instalados os postes da iluminação da via (com a retirada dos postes das laterais), a construção de ciclovia, a construção de um túnel para acesso à Avenida Joaquim Lopes de Faria, além de um viaduto elevado no trevo de aceso à BR-120-Visconde do Rio Branco. Luciano salientou que o projeto é complexo e de alto custo, o que torna a sua realização dependente aprovação e verba de outros órgãos, a exemplo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dniot). "Neste primeiro momento, a prefeitura está finalizando a elaboração do projeto para, posteriormente, orçar qual será a verba necessária para a efetivação das obras, que serão realizadas em etapas, à medida que disponibilizarmos de recursos para isso", disse o secretário de Governo.
O prefeito Ângelo Chequer explicou que, para resolver os problemas emergenciais do trânsito, o município elaborou uma série de projetos, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que preveem intervenções em 14 pontos críticos no trânsito. Segundo o prefeito, para investimento nessas obras, a PMV já garantiu recurso de R$ 400 mil, através da emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB). Chequer também disse que A UFV já entregou o resultado dos estudos de 7 cruzamentos e que as modificações serão iniciadas nas próximas semanas. Continuando, o prefeito lembrou ainda que entre os trechos onde haverá alterações está o cruzamento do Posto Millenniun, na Av. Castello Branco. Concluindo, Chequer anunciou que já foi licitada e contratada a empresa para a construção das faixas elevadas de pedestres em vários pontos da cidade e adiantou que a Av. Castello Branco será a primeira via onde as faixas serão implantadas. Se seguirem o padrão do campus da UFV, essas faixas oferecerão acessibilidade à travessia de veículos de portadores de dificuldade de locomoção por serem construídas no mesmo nível das calçadas.
Compuseram a mesa da audiência pública, além das autoridades municipais já citadas, o chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Pedro Henrique Pinheiro Neves; o vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio-Kilo) (PSDB); a presidente da Câmara Municipal, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV); o vereador João Januário Ladeira (PR) e o secretário municipal de Obras, Luciano Baião Vieira.
Comentários (0)
Comentários do Facebook