Vacina da Covid: remessa que Viçosa vai receber nesta terça (6) é para 2ª dose
Prefeitura informou que as poucas doses que chegaram para a primeira aplicação serão destinadas aos idosos acamados e não haverá vacinação de novo público nesta semana.
Chega amanhã em Viçosa uma nova remessa de doses das vacinas contra a Covid-19. Mais de 1 milhão de vacinas foram distribuídas às 28 Unidades Regionais de Saúde do estado nesta segunda-feira, 5, com a entrega da 11ª remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde (MS).
As doses para a macrorregião Leste do Sul chegaram na região no horário do almoço. Uma aeronave entregou a remessa no aeródromo de Manhuaçu. De lá, parte delas foram encaminhadas para a Rede de Frio da Regional de Ponte Nova, onde ficarão até serem distribuídas aos municípios a partir desta terça-feira, 5.
A cidade de Viçosa vai receber 3.770 doses, mas a maioria delas (3.640 doses) será destinada à aplicação da segunda dose em quem já foi vacinado. A cidade já havia recebido 3.325 doses para a 2ª aplicação.
Apenas 130 doses dessa remessa são para vacinar novas pessoas. Além dos idosos, membros das forças de segurança (policiais, bombeiros, etc.) passaram a fazer parte do público prioritário a partir desta semana. No entanto, a Prefeitura divulgou, na tarde desta segunda-feira, que devido à baixa quantidade de vacinas, aplicará as doses em idosos acamados e não vacinará novos públicos nesta semana. Confira a nota na íntegra:
O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Prefeitura de Viçosa, esclarece a população sobre a vacinação contra Covid-19 no município, conforme definições do Plano Nacional de Vacinação, Ministério da Saúde. Nesta semana, a URS de Ponte Nova (Unidade Regional de Saúde) enviou para Viçosa o quantitativo arredondado de 50 doses da Coronavac para aplicação de primeira dose em 6% dos profissionais de forças de segurança e salvamento (1 dose) e 1,26% de pessoas na faixa etária de 65 a 69 anos (44 doses). Diante deste cenário, nesta semana, haverá apenas aplicação de primeira dose em idosos acamados.
Para a segunda aplicação, Viçosa recebeu, de forma arredondada, 3.330 doses do imunológico. O quantitativo é destinado a revacinação de 80,4% das pessoas na faixa etária de 70 a 74 anos (1.845 doses); 87% das pessoas de 75 a 79 anos (1.286 doses); e 7% dos trabalhadores de saúde (211 doses). A URS de Ponte Nova também enviou, arredondando, 310 doses da AstraZeneca que serão destinadas a 10,2% dos trabalhadores de saúde (307 doses). Além de 80 doses extras referente ao acerto sobre a sétima remessa do Instituto Butantan destinadas à primeira aplicação.
Na semana passada, Viçosa aplicou a primeira dose da vacina em idosos com idade mínima de 68 anos. Esse foi o público mais jovem vacinado até o momento. Restam agora os idosos de 60 a 67 anos, que somam 5.261 pessoas no cadastro da Prefeitura.
Veja na tabela o balanço das remessas que Viçosa já recebeu:
Comentários (0)
Comentários do Facebook