Prefeitura realiza manutenção periódica em Câmaras Frias das Salas de Vacinas e farmácias do município
O equipamento é essencial para a conservação de imunizantes e remédios
No último dia 27 de dezembro, a Prefeitura de Viçosa iniciou, por meio de um Processo Licitatório, a manutenção preventiva e corretiva das Câmaras Científicas instaladas nas Salas de Vacinas e farmácias do município. O equipamento é essencial para a conservação de imunizantes e remédios.
Cada Câmara conta com um sistema de emergência que, em caso de queda de energia elétrica, mantém os imunizantes seguros por um período de até 24 horas. Durante esse tempo, a equipe da Unidade Básica de Saúde e a Coordenação de Imunização tomam as medidas cabíveis, como a transferência dos imunizantes para outro local seguro, até que a energia seja restabelecida.
Além das Salas de Vacinas, as farmácias do Sistema Único de Saúde (SUS) também possuem Câmaras Científicas onde os medicamentos que necessitam de refrigeração são acondicionados.
De acordo com o coordenador do Setor Primário de Imunização, Jeferson Viana, "a manutenção desses aparelhos é uma conquista significativa, visto que esse tipo de serviço nunca havia acontecido no Município. Com a manutenção em dia, todos os profissionais envolvidos na vacinação ficam mais tranquilos, e a população é bem assistida com imunizantes seguros, contribuindo para a erradicação de doenças imunopreviníveis", destaca o enfermeiro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook