Implantação de UAI em Viçosa é discutida entre representantes do estado e município
Medida discutida é uma promessa antiga de 2019, que ainda não se concretizou
![Implantação de UAI em Viçosa é discutida entre representantes do estado e município](https://folhadamata.com.br/uploads/images/image_750x_67aa0308de16d.jpg)
O prefeito Ângelo Chequer e o deputado estadual Roberto Andrade, representando Viçosa, se reuniram na última quinta-feira (06) com o Governo de Minas para tratar sobre a implantação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município. A reunião foi realizada com o subsecretário estadual de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da SEPLAG-MG (Secretaria de Planejamento), Rodrigo Diniz.
A proposta é reformar o prédio da antiga sede da prefeitura, localizado na Praça do Rosário, onde atualmente funciona a Secretaria de Cultura, Eventos, Turismo e Juventude, para implantar o serviço.
Visita do governador em Viçosa
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Viçosa no dia 30 de janeiro para uma reunião com o prefeito Ângelo Chequer e lideranças municipais na prefeitura.
Durante o encontro, Ângelo apresentou demandas prioritárias para a cidade, como a elevação da Companhia de Polícia Militar de Viçosa à categoria de Batalhão e a implantação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
Em relação à UAI, o prefeito pediu agilidade na implantação do serviço, que facilitará o acesso da população à emissão de documentos, ao seguro-desemprego e aos atendimentos relacionados ao trânsito.
Promessa antiga
A instalação de uma UAI em Viçosa foi anunciada em 2019, quando um acordo foi firmado entre a Câmara Municipal e o Governo do Estado. O então presidente da Câmara, Antônio Elias (Tuim), informou que a unidade seria mantida com recursos do Legislativo, sendo a primeira do estado sob essa gestão. O início das atividades estava previsto para março de 2020, mas nunca se concretizou.
Em 2021, o então prefeito Raimundo Nonato Cardoso reafirmou a promessa, e, no ano seguinte, uma equipe da Prefeitura visitou a UAI de Leopoldina para estudar sua implantação em Viçosa. A administração chegou a planejar a escolha do local e a apresentação do projeto arquitetônico à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, mas a iniciativa não avançou.
Em dezembro de 2024, antes de assumir a prefeitura, Ângelo Chequer declarou ao Folha da Mata que estudava instalar a UAI no antigo prédio da Prefeitura, na Praça do Rosário, mantendo a Secretaria de Cultura e Turismo no local.
No último dia 17 de janeiro, a expectativa foi renovada com a aprovação da Reforma Administrativa, que prevê a criação do Departamento da Unidade de Atendimento Integrado, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o cargo de Chefe da UAI.
Comentários (0)
Comentários do Facebook