Viçosa realiza 1ª edição de 2025 da Noite Mineira de Museus

Evento terá apresentações musicais e debates sobre o tema "Dia da Mulher e da Menina na Ciência”

Viçosa realiza 1ª edição de 2025 da Noite Mineira de Museus
Reprodução/Internet

A 9ª edição oficial da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas acontecerá, na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h, na Biblioteca Municipal Dr. Mário Dutra dos Santos, que fica localizada na Praça do Rosário, prédio da antiga Prefeitura. A primeira edição de 2025 tem o tema “Dia da Mulher e da Menina na Ciência”, que é celebrado no dia 11 de fevereiro. 

O evento tem como objetivo destacar a importância da inserção feminina no meio acadêmico e científico, de modo a promover debates e reflexões sobre o tema. De acordo com a programação, a 9ª edição iniciará com uma apresentação musical do violinista Jaime Melo e do flautista Jáder Moreira, que interpretarão clássicos de Chico Buarque. Em seguida, será exibido o curta-metragem "9 Mulheres Cientistas Brasileiras", o que introduzirá a  contribuição feminina para a ciência no Brasil.

Posteriormente, haverá uma série de debates com o nome “Ciência Também é Lugar de Mulher”. As discussões serão conduzidas por três convidadas: Ashley Kelly Martins Lelis Pinto, integrante do projeto Jovem Cientista, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que incentiva a participação de jovens mineiras na pesquisa científica; Maria Neusa Moretsso, que iniciará, aos 65 anos, a graduação em Psicologia; e Elizabeth Fontes, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que compartilhará sua experiência no meio acadêmico e discutirá a importância da presença feminina na ciência.

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), realizada por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS). O projeto tem o objetivo de valorizar os museus e bibliotecas como espaços de conhecimento, memória e identidade.