Delegacia regional de Viçosa funcionará 24 horas durante o Carnaval

Diversas medidas serão implementadas para os 450 municípios participantes do "Carnaval da Liberdade 2025"

Delegacia regional de Viçosa funcionará 24 horas durante o Carnaval
Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, na última quinta-feira (06), o planejamento operacional para o Carnaval de 2025. As medidas foram divulgadas durante o evento de lançamento do “Carnaval da Liberdade 2025”, promovido pelo Governo de Minas. 

No encontro, o governador Romeu Zema anunciou que o projeto Carnaval da Liberdade deste ano terá um total de 450 municípios mineiros participantes. Por isso, a PCMG aumentou cerca de 141% da quantidade de profissionais para a devida mobilização, chegando a quase 3 mil servidores. 

Apesar do foco ser ações para Belo Horizonte, o planejamento conta com medidas específicas para todos os municípios do interior, incluindo os da microrregião de Viçosa. A Polícia Civil pretende ampliar a divulgação da Delegacia Virtual para facilitar o registro de ocorrências diversas, bem como reforçar a plataforma que integra a ação, de modo a amenizar possíveis bugs ou quedas de sistema devido ao alto número de acessos.

Segundo a PCMG, a novidade em 2025 é a intensificação das ações focadas em acessibilidade e celeridade na resposta, com equipes completas de delegados, escrivães e investigadores disponíveis nas delegacias de plantão, além da Central Estadual do Plantão Digital (CEPD) e outros pontos de atendimento.

Entre as ocorrências que podem ser registradas de forma on-line estão: Acidente de trânsito sem vítima; Pichação; Dano; Furto; Estelionato; Perda de documentos e objetos; Desaparecimento de pessoa; Localização de desaparecido e desconhecido; violência doméstica: vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva.

As delegacias regionais, inclusive, funcionarão 24 horas para garantir suporte a festas e eventos. Os municípios mineiros contarão, ainda, com equipes especializadas, como a Coordenação Aerotática e o apoio de cães.

No caso da perícia criminal e medicina legal, a PCMG ressaltou que equipes extras estarão a postos para suprir as devidas ocorrências. Haverá plantões especializados por exemplo, em diferentes áreas, como constatação de drogas e perícias de crimes, para dar suporte rápido quando necessário.