Grupo de samba baiano se apresenta em Viçosa neste domingo

O grupo Chula Filhos de Oyò ainda fará uma oficina gratuita sobre samba e roda de samba chula, cultura do recôncavo baiano

Grupo de samba baiano se apresenta em Viçosa neste domingo
João Rios/divulgação

O grupo de samba “Chula Filhos de Oyò” se apresentará e realizará oficinas gratuitas em Viçosa neste domingo (27). A oficina será realizada na Estação Hervé Cordovil, às 10h, com o título de ”Oficina Samba de Roda e Samba Chula: Vivenciando Tradições com Mestre Plínio, Mestra Joseane e Samba Chula Filhos de Oyò”, com o contramestre Tommy Souza como convidado. 

Já o show será realizado às 20h no Espaço Fernando Sabino da UFV. A expectativa é de que os tocadores e as sambadeiras, bem como mestres e contramestres da capoeira convidados, possam compartilhar os seus próprios saberes com o público. A partir de um repertório que atravessa a agricultura e o samba tradicional baiano, os artistas pretendem usufruir de recantos únicos e deixar sua marca na comunidade viçosense. Os eventos são de classificação livre a aberto para todos os públicos.

A apresentação e a oficina fazem parte de uma turnê que será iniciada no dia 19 de abril em Tocantins. Além de Viçosa, o grupo também fará shows em outras cidades mineiras, como Belo Horizonte. A turnê é custeada pela edição de 2023 do “Circuito Funarte de Música Pixinguinha”

Sobre os Chula Filhos de Oyò

O Samba Chula Filhos de Oyò foi fundado em 2013, em Camaçari, no norte do recôncavo baiano, pelo mestre Violeiro cantador, Plínio Roberto e a mestra Sambadeira, Joseane Batista, inspirados pelos aprendizados com outro grande fazedor de cultura, Mestre João do Boi. Atualmente, com 12 integrantes de diferentes gerações, entre tocadores e sambadeiras, o grupo dá continuidade à cultura imaterial do Samba de Roda no país. 

Em sua trajetória de 12 anos de dedicação ao legado da sabedoria ancestral afro-indígena brasileira, suas ações tem sido amplamente premiadas, como o "Samba Tabuleiro", já em sua 4ª edição; o “Samba na Praça Maria Eulina", realizado desde 2018 e; o projeto "Samba Chula nas Praças”, circulante em Camaçari. A atuação do Samba Chula Filhos de Oyò vem gerando o reconhecimento de Mestre Plínio e Mestra Joseane como figuras centrais para a manutenção e desenvolvimento do Samba Chula e da cultura popular.