Greve estudantil altera calendário escolar na UFV
Desde o dia 10 último, estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado. Na sexta-feira, 11, dia nacional de protestos, mobilizações e paralisações, parte dos alunos ocupou dois pavilhões de aulas (PVA e PVB) do campus de Viçosa e só saíram de lá na noite da sexta. No último dia 16, estudantes realizaram mais manifestações contra os cortes na educação e na assistência estudantil. Eles também pediam a suspensão do período letivo na instituição.
Diante disso, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV, em reunião realizada na última quinta-feira, 17, determinou algumas alterações no calendário escolar do campus Viçosa. São leas: suspensão das atividades acadêmicas da graduação no período de 28/11/2016 a 3/12/16; reposição dessas atividades no período de 05/12/2016 a 10/12/2016 e transferência das provas finais para os dias 15, 16 e 17/12/2016. Também ficou decidido que as faltas nas aulas no período de 17/11/2016 a 10/12/2016 não serão lançadas no sistema sapiens e que a partir de 28/11/2016 até 05/12/2016, os estudantes não reprovados por falta até a data de 11/11/2016 poderão solicitar o cancelamento de disciplinas de graduação. Além disso, os docentes terão até 28/11/2016 para lançar no sistema Sapiens as faltas adquiridas até a data de 11/11/2016. Os campi de Florestal e Rio Paranaíba poderão seguir, parcial ou totalmente, às alterações citadas, a critério do COAD.
Apesar da alteração do calendário escolar pelo CEPE, na manhã da última sexta-feira, 18, os pavilhões de aulas PVA e PVB voltaram a ser ocupados, impedindo o acesso de professores e alunos e, consequentemente, a realização de suas atividades. Pouco depois da ocupação, a administração da instituição informou que estava tomando todas as providências cabíveis para que as atividades acadêmicas voltassem ao seu curso normal o mais rapidamente possível.
Na tarde da sexta-feira, 18, foi realizada uma audiência na sede da Justiça Federal de Viçosa sobre as novas ocupações dos pavilhões de aula. Na ocasião, ficou decidido que outra audiência seria realizada na manhã de segunda-feira, 21, para a definição sobre a desocupação dos pavilhões.
Participaram da reunião o juiz federal Rafael Araújo Torres, o procurador da República Gustavo Henrique Oliveira, o procurador federal Afonso Sérgio Correia de Faria, o professor do Departamento de Direito e procurador do Laboratório de Práticas Jurídicas da UFV, Fernando Laércio Alves da Silva, e os estudantes Athos Neves Ciuldin Silva, Jinx Vilhas Maurício da Silva e Victor Cézar de Sousa.
A nova audiência com o juiz federal e com o procurador da República, sobre as ocupações dos pavilhões de aula, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 21. Em comunicado divulgado, a administração da UFV informou que ainda está aguardando o desfecho dessa audiência para tomar as providências cabíveis nas áreas acadêmica e administrativa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook