Empreiteira monta canteiro de obras para construção da ponte do fundão

A montagem do canteiro de obras é o primeiro passo para a construção da ponte e posterior pavimentação da via

Empreiteira monta canteiro de obras para construção da ponte do fundão

Os preparativos para as obras de construção da ponte sobre o Rio Turvo, no trecho que liga o distrito de São José do Triunfo (Fundão) à rodovia (BR MGC-120), na localidade conhecida como Couceiro, já começaram. Na tarde de hoje, segunda-feira (13), a empresa P.L. Dias Construtora e Serviços Ltda, vencedora da licitação, deu início a montagem do canteiro de obras para a realização do empreendimento.

A obra será de grande relevância para as pessoas das comunidades próximas e cidades vizinhas (Araponga, Canaã, São Miguel), principalmente aquelas que viajam em direção à Coimbra, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e cidades no entorno, sem necessidade de se dirigirem até o trevo da reciclagem. 

O Serviço constará de cabeceiras e tabuleiro em estrutura de concreto armado e estacas e vigas em estrutura de aço; guarda corpo; drenagem pluvial profunda; e movimentação de terra das cabeceiras. O custo da obra será bancado com R$ 749.496,51 proveniente do Governo Federal, e R$ 36.916,67 de contrapartida do município. Após a construção da ponte - e de responsabilidade da mesma empresa - o trecho também será contemplado com pavimentação, incluindo drenagem, passeio, sinalização viária, acessibilidade e demais soluções para deslocamento de pessoas e cargas. A iluminação pública não faz parte do projeto e será executada posteriormente pela Prefeitura, por meio de projeto específico.

As duas obras (ponte e pavimentação da via) são indicações do vereador Robson Alencar de Souza (PSB) e os recursos para a execução são provenientes de emenda parlamentar do deputado Rodrigo de Castro, com contrapartida do Município.

O custo final é bancado, quase que em sua totalidade, pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, por intermédio da Caixa Econômica Federal (Gigov/JF) e faz parte de um único Contrato de Repasse. Por isso, mesmo por se tratar de dois tipos distintos de obras, um de pavimentação e o outro da ponte, foram licitados em um mesmo processo, porém em lotes distintos.

 

 

 

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