Projeto de reativação da ferrovia reuniu prefeitos e deputados
Na reunião, foi exibido um vídeo sobre ações das ONGs que defendem a reativação da linha
O prefeito Ângelo Chequer reuniu-se em seu gabinete com os deputados Rodrigo de Castro (federal - PSDB) e Roberto Andrade (estadual - PSD - 2015-2018); prefeitos da microrregião cortada pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina; e membros da equipe que coordena os trabalhos para a implantação de um trem turístico para atender Viçosa e cidades vizinhas e um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), tido como uma alternativa para o transporte público de Viçosa.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da PMV, o encontro, realizado na tarde da última sexta-feira, 7, foi marcado pelo chefe do Executivo local para efetivar o projeto que há muito é reivindicado, mas só agora foi assumido pela administração pública de Viçosa.
Iniciada a reunião, o presidente da ONG “Amigos do Trem”, Jershon Ayres de Morais, fez uma breve apresentação do projeto e da relação custo benefício do mesmo. Além da reativação do trecho, Jershon disse que o projeto também inclui a instalação de ciclovias ao longo da linha férrea. A seguir, o arquiteto Aguinaldo Pacheco, do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa, falou sobre a disposição do 11° Batalhão de Engenharia de Construção Araguari (Batalhão Mauá) em restaurar e reconstruir a linha férrea no trecho compreendido entre Teixeiras e Visconde do Rio Branco, não descartando a possibilidade do benefício se estender, posteriormente, até Ponte Nova. Para isso, aguarda-se uma comissão de vistoria daquele batalhão para avaliar o percurso, afim de que seja dado início os trabalhos de restauração do trecho: “Estivemos em Araguari e fomos bem recebidos pelo comando local, que tem total interesse na obra. O que falta, é o aval do Comando do Exército, em Brasília, para agilizar o processo”, concluiu Aguinaldo.
Após ouvir as explanações, o deputado Rodrigo de Castro se dispôs a reunir com o comando superior para agilizar o processo. Rodrigo disse ainda que vai se empenhar em busca de recursos para a efetivação do projeto reivindicado por Viçosa e cidades vizinhas. Roberto Andrade também se prontificou em somar esforços para que a cidade e região possam contar com esta iniciativa que contribuirá com o turismo e com na solução do problema de mobilidade urbana, que Viçosa já enfrenta.
O Projeto é uma parceria da Ong Amigos do Trem, Universidade Federal de Viçosa e Circuito Turístico Serras de Minas, com apoio do Senar, Agência de Desenvolvimento de Viçosa (Adevi) e das Prefeituras de Visconde do Rio Branco, São Geraldo, Coimbra, Cajuri, Viçosa e Teixeiras.
Além dos citados, participaram da reunião o secretário municipal de Governo de Viçosa, Luciano Piovesan; os prefeitos Maria do Carmo Araújo Pietro (Cajuri), Antônio José Cunha (Coimbra) e Francisco Márcio da Silva Teixeira (Teixeiras); Luiz Gonzaga da Cunha (vice-prefeito de Cajuri); os advogados Bruno Bhering (presidente do Rotary Clube Albert Sabin) e Marcelo Rodrigues Marota (Prefeitura de Coimbra); e Brenda Santunioni (chefe do Departamento de Turismo de Viçosa).
Batalhão Mauá
O Batalhão Mauá é um grande polo de instrução de engenharia militar em virtude da estrutura organizacional dessas unidades de engenharia de construção, da capacidade técnica-profissional de seus efetivos, da qualidade de seus trabalhos e de sua mão de obra especializada em obras rodoferroviárias, espalhada por todo o Brasil.
Comentários (0)
Comentários do Facebook