Viçosa pode receber novo canil para abrigar cães de rua
Atualmente todos os cães de rua que são capturados são atendidos e abrigados apenas no Departamento de Veterinária da UFV
Viçosa deve receber um novo canil que servirá de abrigo para cães de rua. A decisão foi discutida em reunião realizada entre a Prefeitura e representantes do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no fim do mês passado. De acordo com a Prefeitura, o objetivo da construção do novo espaço é diminuir a lotação do atual centro que presta atendimento aos animais, localizado na UFV. Ainda não foi definida uma data para o início das obras nem o local que receberá o canil. Uma reforma na estrutura do departamento da universidade também foi debatida durante a reunião.
Segundo a Prefeitura, atualmente todos os cães de rua que são capturados são atendidos e abrigados apenas no Departamento de Veterinária da UFV. Além disso, após serem castrados e medicados, os animais ficam no local para adoção. Com isso, o número de cães aumenta e chega próximo do limite, provocando uma superlotação e dificuldade na apreensão de outros animais. A autarquia também afirma que a estrutura do Departamento não favorece o atendimento a um grande número de cães. Por este motivo, um reforma imediata foi planejada. É estimado um investimento de R$ 25 mil para as obras na UFV. Ainda não foi definido um prazo para o início da reforma, no entanto, o Prefeito Ângelo Chequer pediu, durante a reunião, urgência na alocação de recursos.
O objetivo da construção do novo canil, denominado como Centro de Zoonoses, é abrigar os cães depois que eles forem tratados na UFV. Ou seja, segundo a Prefeitura, o Centro servirá como abrigo, um espaço de repouso para os cães já em estágio de doação. A Prefeitura ainda estuda um local para implantar o canil. Inicialmente, foi sugerida a antiga usina de álcool, localizada na Comunidade de Coceiro, na zona rural de Viçosa. Ali, pretende-se construir um espaço, em parceria PMV/UFV, com um alojamento de cerca de 200 m² para os cães a serem doados, sede da Sociedade Viçosense de Proteção dos Animais (Sovipa). O local é considerado viável, inclusive pela facilidade de acesso. O valor de investimento para a implantação do canil não foi estimado e a forma de arrecadação também está sendo averiguada.
No novo espaço também será criado um auditório, onde educadores ficarão responsáveis por orientar os interessados em adotar os cães. Serão repassadas técnicas de abrigo e cuidado. O intuito das palestras é evitar que o animal seja devolvido ou solto novamente nas ruas de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook