Paróquias da região de Viçosa discutem cultura vocacional e missões

Encontro foi realizado na paróquia Santo Antônio, em Canaã

Paróquias da região de Viçosa discutem cultura vocacional e missões

Padres e leigos das paróquias que compõem a Forania de Viçosa estiveram reunidos no sábado (16), na paróquia Santo Antônio, em Canaã. O encontro foi realizado principalmente para discutir o Ano Vocacional,  que se encerra no último domingo de novembro, e as Missões, cujo mês a Igreja celebra em outubro.

De acordo com a membro da coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) na Forania, Lucineia Silva Ferreira, o Ano Vocacional serviu para mostrar que o SAV precisa ser mais conhecido e pediu mais apoio das paróquias para a sua implantação. “O Ano Vocacional revelou que estamos sedentos de apoio. As pessoas não sabem o que é SAV. Precisamos nos dar a conhecer. Precisamos de abertura e apoio dos padres e das paróquias”, disse.

Companheira da Lucineia na coordenação do SAV, a religiosa das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Rita de Cássia Silva, destacou que as pastorais e as paróquias precisam ser “vocacionalizadas”. “É necessário criar uma cultura vocacional. Isso é uma interpelação do Concílio Vaticano II. Com a redescoberta do conceito de Igreja como povo de Deus, o significado de vocação começa a ser compreendido”.

Segundo Irmã Rita, o SAV não é mais uma pastoral, mas um serviço do qual devem participar todas as pessoas que atuam nas pastorais e serviços de evangelização. “A animação vocacional precisa ser constante. Não estamos em crise vocacional porque Deus não para de chamar. O que temos é crise de resposta ao chamado de Deus”, observou.

Uma das propostas do SAV é criar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs). “O objetivo do SAV é despertar vocações, fomentar o conhecimento e o cultivo das vocações e contribuir para que a cultura vocacional seja uma realidade nas paróquias”, destacou Irmã Rita.

Missões

O Assessor Arquidiocesano da Dimensão Missionária e Pároco da paróquia Sant’Ana, em Jequeri (MG), Padre João Paulo da Silva, motivou a Forania a dedicar atenção especial ao Mês Missionário, celebrado em outubro. Ele chamou a atenção para a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões e para a importância da coleta missionária feita neste dia. “No mundo, são 1050 dioceses que recebem ajuda proveniente desta Campanha Missionária. A campanha nos ajuda a criar consciência missionária”, disse. “A missão acontece com os pés de quem vai e com os joelhos de quem reza”, acrescentou.

Padre João Paulo apresentou a Novena Missionária, proposta para ser rezada no Mês Missionário. Ele orientou as paróquias da Forania a motivarem as comunidades a fazerem a novena. “A novena é de iniciativa de cada paróquia. Nosso objetivo aqui, hoje, foi despertar em todos a consciência para a importância da novena missionária”, explicou.

Fonte: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista