Viçosa não recebe vacinas para profissionais de saúde há 4 semanas

Secretaria de Saúde esclarece que as doses que são enviadas já tem público-alvo destinado

Viçosa não recebe vacinas para profissionais de saúde há 4 semanas

A Secretaria de Saúde de Viçosa está sem vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde há 4 semanas. O Setor de Atenção Primária em Imunizações informou que as novas remessas enviadas ao município não contemplam esses público-alvo e que, por isso, a imunização está comprometida.

Em esclarecimento público divulgado nesta quarta-feira, 19, a Prefeitura de Viçosa (PMV) informa que pauta essa questão junto à Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS) e a Secretaria Estadual de Saúde. A oferta das doses que são enviadas ao município segue o que é preconizado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Na última remessa, enviada pela SRS na sexta-feira, 14, o município recebeu 1.263 doses, destinadas à povos e comunidades tradicionais e quilombolas, ao reforço para idosos de 65 a 69 anos e para pessoas com comorbidades. Ao todo, Minas Gerais recebeu quase 9 milhões de doses e repassou esse quantitativo aos municípios em 19 remessas, desde meados de janeiro.

VACINÔMETRO

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela PMV sobre a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19, 17.524 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. E pouco menos da metade, 6.830 viçosenses, também receberam a dose de reforço e completaram a imunização.

Até esta quarta-feira, somente 8,6% da população estimada de Viçosa havia recebido as duas doses da vacina.

Nesta quinta-feira, 20, das 8h30 às 11h, acontece a vacinação das mulheres de 53 e 54 anos completos que possuem comorbidades. Já na parte da tarde, das 13h30 às 16h, serão vacinados os homens que possuem comorbidades, de 53 e 54 anos completos.

Já na sexta-feira, 21, das 8h30 às 11h, serão vacinadas as gestantes e puérperas (mães recentes) que possuem comorbidades. Na parte da tarde, das 13h30 às 16h, acontecerá a vacinação das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuam 53 e 54 anos completos.