Universidades programam greve

Aspuv discute participação na greve em assembleia convocada para a próxima segunda-feira

Universidades programam greve

Reunião de representantes das instituições federais de ensino na sede do Andes-SN (Associação Sindical), em Brasília, nos dias 15 e 16 últimos, discutiu e aprovou a deflagração de greve unificada, em conjunto com os demais servidores públicos federais a partir do dia 28 de maio. A Aspuv - S.Sind. (Associação Sindical dos Professores da Universidade Federal de Viçosa) foi representada na referida reunião pelo seu presidente, professor Fernando Pinheiro Reis.
Das 38 seções sindicais presentes, 25 foram favoráveis à deflagração da greve, 5 foram contrárias e 8 se abstiveram. De acordo com o professor Fernando, a Aspuv se absteve por não ter tido uma deliberação devido à falta de quórum nas duas convocações feitas para as assembleias realizadas nos dias 27 de março e 8 de maio últimos.
A Aspuv informou que a deliberação local em relação à greve deverá ocorrer em assembleia geral extraordinária (AGE) a ser convocada nos próximos dias.

Eixos da greve
Os cinco grandes eixos da pauta dos docentes das Ifes, aprovada no 34º Congresso e protocolada no MEC, em março de 2015, são: Defesa da Educação Pública; Condições de trabalho: necessidade de solução efetiva à precarização das condições de trabalho e da infraestrutura nas Instituições Federais de Ensino (Ifes); Planejamento e previsão de abertura de vagas para docentes e técnicos nas Ifes para 2015 e 2016; Autonomia universitária; Valorização salarial de ativos e aposentados, com reestruturação da carreira; Perdas salariais; progressão e promoção.