Pedida a demolição de mais um imóvel no balaústre
A imagem acima é da residência de número 340 da avenida Bueno Brandão, no centro de Viçosa, antiga morada do Dr. Antônio Gomes Barbosa e depois da família Ramos. A foto é certamente da década de 1920, extraída do jornal O PROGRESSO DO BRASIL. À frente do imóvel os primeiros automóveis da cidade
O Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa ainda não autorizou o pedido de demolição de mais uma casa do balaústre (avenida Bueno Brandão), no centro de Viçosa. Trata-se do imóvel que pertenceu ao casal Geralda/Jorge Ramos, de tradicionais famílias, e que antes pertencera à família do Dr. Antônio Gomes Barbosa, ex-presidente da Câmara Municipal de Viçosa no princípio do século XX.
Recentemente, o mesmo conselho se manifestou favoravelmente à demolição de duas outras antigas casas daquela avenida, na parte alta da balaustrada. A casa rosada (próxima ao balaústre), na avenida Bueno Brandão, antiga sede, na década de 1970, do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) e também o Bar do Jarbinhas, da família do saudoso professor Schotfieldt, sede provisória da agência dos Correios e Telégrafos, na esquina da travessa Verano Faria, e a casa amarela, ao lado do Cedrus/Taramela, serão, portanto, brevemente demolidas, cedendo o espaço a mais um "grande edifício residencial". O pedido de demolição e toda a documentação haviam sido protocolizados junto ao Instituto de Planejamento Municipal (Iplam) e os interessados, e o proprietário chegaram a prestar esclarecimentos em reuniões do referido conselho, tendo este mudado a sua posição inicial, que era contrária à demolição.
Pretende-se, desta feita, demolir o imóvel de número 340, da família Ramos, também para construção de um edifício e os conselheiros sugerem que os proprietários apresentem, antes de eventual autorização para a demolição, alternativas para o pleito, optando em não votar antes de conhecer novas proposições e considerações sobre o tema (demolição total ou parcial do imóvel) por este se encontrar no entorno de outros bens inventariados e tombados.
Comentários (0)
Comentários do Facebook