Campanha de vacinação contra gripe termina na quinta-feira em Viçosa
No momento da vacinação, o cartão de vacina deverá ser apresentado
A campanha contra a gripe influenza em Viçosa encerra-se nesta quinta-feira, 21, devido ao feriado de sexta-feira, 22, dia de Santa Rita. A vacina é oferecida na Sala de Vacinas da Policlínica, no horário das 8 às 17h, e tem como público alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (até 45 dias pós parto), trabalhadores de saúde (rede pública e privada), idosos acima de 60 anos e doentes crônicos (com comprovação através de receita médica contendo a prescrição e o diagnóstico).
A coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Dayana Alves, informou que Viçosa já vacinou 7.846 pessoas, o que corresponde a 56,39% da meta a ser atingida, que é de 13.940. O número, registrado até a manhã desta segunda-feira, supera a meta nacional (33,59%) e estadual (31,06%).
Dayane também informou que no momento da vacinação o cartão de vacina deverá ser apresentado e que, além da gripe, outras vacinas em atraso também estão sendo disponibilizadas pelo Setor.
Vacina tem eficácia comprovada
Pesquisa realizada em São Paulo pelo conceituado Hospital Emílio Ribas comprovou que a internações de idosos por causa da gripe diminuíram 62% e o de mortes associadas à doença, em 43%. Apesar disso, a média de procura pela vacina em todo o país não chega a 30%, chegando a 14,5 milhões de pessoas, quando a meta do Ministério da Saúde é imunizar no mínimo 40 milhões.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada antes do inverno para que haja proteção contra o vírus, que tem período de maior circulação do final de maio a agosto. O corpo também leva, em média, de duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários contra a gripe.
A vacina protege contra três subtipos do vírus que oferecem mais chance de complicações: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A vacina está contraindicada apenas para às pessoas que já tiveram reações em doses anteriores e aquelas que têm alergia a ovo de galinha e derivados.
Comentários (0)
Comentários do Facebook