TRE - Relator acompanha parecer do procurador eleitoral e nova data é pedida para julgamento de recurso

TRE - Relator acompanha parecer do procurador eleitoral e nova data é pedida para julgamento de recurso

O relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maurício Pinto Ferreira, no processo de cassação da chapa eleita para a Prefeitura de Viçosa em 2012, acompanhou na sessão plenária da tarde de hoje, 28, o parecer do procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca, emitido em março último. Logo após o voto do relator, o desembargador Virgílio Barreto pediu novas vistas à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), a única em pauta, dado que a remessa à mesa, para julgamento, da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi cancelada hoje, momentos antes da sessão no TRE. 

 

Em seu parecer o relator do processo, entre outras coisas, ponderou que o artista DJ Yuri é pouco conhecido em Viçosa e que a perícia apresentada não é conclusiva. Ainda segundo ele, a quantidade do asfaltamento feito na cidade não influenciou o pleito.

A expectativa da parte autora do processo é de que o recurso seja julgado na próxima terça-feira, pelo pleno do TRE.

Conforme noticiamos há meses, ao contrário do Ministério Público da 282ª Zona Eleitoral, que no parecer final opinou pela procedência do pedido de cassação do mandato do prefeito Celito Sari (PR), cassado em primeira instância, e pela declaração de sua inelegibilidade, reconhecendo a caracterização de abuso de poder político para a obtenção de votos ao então candidato à reeleição "ferindo a supremacia do interesse público sobre o particular", considerando ainda como "inegável" o potencial lesivo de sua conduta "visando retirar votos da oposição, o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral desconsiderou, pesadamente, os pedidos formulados na ação de investigação judicial proposta pela Coligação da candidata Cristina Fontes (PMDB).