Sinal analógico da TV aberta na região será desligado somente em 2023

Sinal analógico da TV aberta na região será desligado somente em 2023

Todos os canais analógicos de TV tiveram a transmissão interrompida na última segunda-feira, 17, em Juiz de Fora. A cidade possui duas emissoras com transmissão em Viçosa e por conta da intensa campanha de alerta desenvolvida por ambas, telespectadores ficaram com dúvidas se o mesmo aconteceria na região. Entretanto, a previsão é que o desligamento ocorra somente daqui a cinco anos, em 2023.
Viçosa possui atualmente dois canais de TV aberta com sinal digital. A TV Integração, afiliada da Rede Globo em Juiz de Fora e região, lançou o sinal digital no município em junho de 2014. Desde então os televisores com capacidade para receber o sinal digital ou os conversores digitais podem sintonizar o canal pelo número 30, chamado de físico, que após a sintonia assume a numeração 8.1, nomeada de virtual. Já a Record TV Minas, com sede em Belo Horizonte, inaugurou a nova transmissão em agosto de 2015. O canal físico da emissora é o 15 e o virtual 19.1.
O sinal digital de TV traz uma série de vantagens ao telespectador. A imagem, mais nítida, pode ser transmitida e captada em alta definição (HD – High Definition) e não sofre interferências, o som tem melhor qualidade, é disponibilizado em mais de um canal, sendo facultado ao telespectador escolher, por exemplo, se assistirá a um filme dublado ou na versão original. O sinal digital também possibilita a mobilidade, permitindo que smartphones e veículos, por exemplo, captem e reproduzem os canais. É também disponibilizada a inclusão de mais um recurso, a audiodescrição, usada pelos deficientes visuais. Há, ainda, a interatividade, que não é muito explorada pelas emissoras no Brasil. O guia de programação eletrônico do canal também pode ser acessado por meio desse tipo de transmissão.