Assim que o prefeito assumiu a administração municipal em outubro deste ano, se deparou com uma estrutura que, segundo seu secretário de governo, Luciano Piovezan, foi alterada em 2012 e abrange uma grande quantidade de cargos de assessorias, setores e secretarias em que as pessoas responsáveis exerciam funções distintas.
Nesta terça, 23, em reunião com o Legislativo, o secretário exemplificou dizendo que foram extintas na administração passada as Secretarias de Trânsito; Agricultura; Indústria e Comércio e a de Meio Ambiente. Porém continuaram com os departamentos e os espalharam nas Secretarias que não foram extintas, havendo falta de gestão e não comunicação entre elas.
A PMV decidiu eliminar definitivamente todo o desvio de função que existiam em diversos órgãos da prefeitura (chefias de departamentos, assessorias, setores diversos), reduzindo de 45 para 41 as chefias de departamento, dentre eles alguns transformados em divisão. Assim, consequentemente, reduz-se o valor da remuneração, centralizando as funções de cada departamento. Foram criados também os setores e cada qual dentro de suas hierarquias podendo assim se dedicar com tempo às suas verdadeiras funções.
Em apenas 43 dias, o Planejamento Administrativo foi discutido em diversas reuniões individuais com cada secretaria e setores existentes. Cada um apresentou suas necessidades e assim foi determinada a volta das Secretarias de Agricultura e também de Indústria e Comércio. Visto que havia tecnicamente a necessidade de reformular a estrutura de cada secretaria e de neutralizar o desvio de funções, também foi feita uma análise jurídica pela Procuradoria do Município, encaminhada, assim à CMV.
Visando eficácia e eficiência na gestão da administração pública que será realizada em um curto prazo de tempo (2 anos), o projeto apresentado aos vereadores foi votado e aprovado. (votaram contra Idelmino, Sávio, Marcos Nunes).
Gastos das Secretarias
A Prefeitura também descreveu os valores gastos em 2014 que finalizaram num total de R$ 176.788.723,00 reais.
Câmara Municipal:
R$ 5,5 milhões
Secretaria de Administração:
R$ 6.146.495,00
Secretaria de Saúde:
R$ 50.209.784,00
Secretaria de Educação:
R$ 32.708.142,00
Secretaria de Obras:
R$ 18.565.913,00
Iplam:
R$ 1.589.675,00
Secretaria de Políticas Sociais:
R$ 5.029.144,00
Secretaria de Cultura:
R$ 2.977.700,00
Secretaria de Finanças:
R$ 3.376.400,00
Secretaria de Fazenda:
R$ 2.599.790,00
Controladoria:
R$ 209.840,00
Secretaria de Governo:
R$ 3.509.770,00
Procuradoria:
R$ 372.730,00
Secretaria Agropecuária e Desenvolvimento Rural:
R$ 1.672.900,00
Secretaria de Desenvolvimento e Indústria e Comércio:
R$ 715.000,00
Saae:
R$ 21 milhões
Imas:
R$ 6,5 milhões
Iprev
R$ 13.115.000,00
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