Autoridades discutem prevenção à violência no ambiente escolar

Autoridades discutem prevenção à violência no ambiente escolar

Diversas autoridades viçosenses se reuniram no I Fórum Municipal de Prevenção à Violência no Ambiente Escolar, realizado no último dia 11 no auditório do Centreinar, no campus da UFV. Entre elas o prefeito de Viçosa Ângelo Chequer, que compôs a terceira mesa do Fórum, ao lado de Cláudia Teixeira, conselheira Tutelar, do tenente Paulo Seixa, coordenador do Proerd (Programa de Erradicação das Drogas) e do tenente-coronel José de Anchieta Machado, que mediou a discussão, cuja pauta foi a questão da prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar.
Na ocasião, o prefeito apresentou ações da Prefeitura junto às crianças e adolescentes do município com a oferta de atividades de cunho cultural e esportivo que visam dar ao público infantil a oportunidade de desfrutar de ambientes saudáveis de formação de caráter e cidadania. Para o prefeito, "o município tem feito concorrência contra o tráfico de drogas", referindo-se às ações preventivas do Executivo junto aos adolescentes em situação de vulnerabilidade de aliciamento para o tráfico.
O prefeito ainda apresentou números e dados sobre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura e aqueles desenvolvidos por instituições filantrópicas que recebem auxílio do poder público municipal. "Essas instituições são grandes parceiras, cujas atividades alcançam 2.400 crianças e jovens por ano. O total de subvenção repassado a essas associações soma mais de 400 mil reais por ano", revelou Ângelo Cherquer.
Foi citado também o Projeto Viva Rua, que já passou por 9 bairros de Viçosa, levando lazer e cultura a mais de 1000 crianças; a Colônia de Férias no Ginásio Municipal de Esportes, que em duas edições neste ano teve a participação de 700 crianças, com atividades de natação e outros esportes durante as férias; o Projeto Bom de Nota Bom de Bola, com 500 crianças e adolescentes praticando diversas modalidades esportivas e o Centro Experimental de Artes da Prefeitura, que oferece aulas e oficinas gratuitas de instrumentos, teatro, dança e canto a 350 alunos.