EM DUAS COLAÇÕES, UNIVIÇOSA DIPLOMA NOVOS PROFISSIONAIS

EM DUAS COLAÇÕES, UNIVIÇOSA DIPLOMA NOVOS PROFISSIONAIS
A semana passada foi marcada por eventos preparados pelos alunos e por atos oficiais de formatura organizados pela Univiçosa para marcar a colação de grau de novos formandos dos cursos de Saúde, Humanas e Tecnologia.
Na terça-feira (16) houve plantio de árvore por representantes dos formandos de dezembro de 2014. Missas, cultos e confraternizações organizadas pelas comissões de graduandos ocorreram em dias alternados. Nos dias 17 e 18 houve atos oficiais de colação de grau. 
 
A primeira noite
Diante de um Parthenon lotado, centenas de novos profissionais receberam seus diplomas. O evento foi marcado pela emoção de familiares e amigos, que ocuparam todos os assentos e tomaram as laterais do Cerimonial Parthenon. Colaram grau formandos de Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Gestão de Empresas (Processos Gerenciais), Gestão Ambiental e Redes de Computadores.
O Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel abriu a cerimônia e passou a presidência da sessão ao Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues. Além de Nelson Maciel e Evaldo Rodrigues, formaram a mesa: o Doutor Adriano Cardoso da Silva, representando o Paraninfo dos formandos, Doutor Luis Claudio da Silva Chaves; o Diretor Financeiro do Conselho, Doutor Paulo Daguer; o representante dos mantenedores, Professor Luiz Hemetério Dutra; o Diretor Acadêmico da Univiçosa, Professor Per Christian Braathen; o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; o Prefeito Ângelo Chequer; e a Vereadora Marilange Santana, Vice-Presidente da Câmara. Os gestores dos cursos permaneceram junto à mesa.
Nos discursos, agradecimentos a Deus, aos pais e aos mestres, lembranças dos anos de estudos, conselhos para os novos profissionais e orgulho pelas conquistas da Faculdade.
O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino, agradeceu formandos e familiares e deu parabéns pela conquista: "Neste momento, manifesto a vocês, a seus pais e familiares nosso sentimento de gratidão por nos confiarem sua formação profissional, por acreditarem em nós e nos permitir caminhar juntos numa fase fundamental de suas vidas. Tenham certeza, isso ficará marcada em nossa memória. Nos orgulhamos que tenham conquistado seus títulos por mérito próprio e valores inquestionáveis. Não há nada mais importante a expressar neste momento do que parabenizá-los pela vitória que hoje alcançam."
O orador dos cursos de bacharelado, Matheus Luiz do Carmo Rigueira Queiroz (Direito) falou da importância de lutar pelas conquistas e afirmou: “Viçosa será sempre o nosso lugar. A Univiçosa, nossa referência. Os Cursos de Direito, Ciências Contábeis e Serviço Social, parte do que somos agora. E nós, possuidores de uma história que foi construída e compartilhada ao longo desses anos.”
Já a oradora dos cursos superiores de tecnologia, Maria Eduarda de Andrade Oliveira (Gestão de Empresas), falou dos sonhos realizados e da importância de seguir em frente. "Hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é nosso, e que esta cerimônia de formatura não represente uma despedida em nossas vidas, mas sim a reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade."
Foram homenageados: Professor Gustavo José Pádula de Souza (Ciências Contábeis), Professora Flaviana Araujo de Oliveira (Direito), Professor Marcelo Caio Libânio Teixeira (Gestão Ambiental), Professora Alessandra de Freitas Rigueira (Gestão de Empresas), e as funcionárias Maria de Fátima Andrade Pereira (bacharelados) e Denise de Miranda Vieira (cursos superiores de tecnologia).
Após a colação, o Professor Evaldo Zeferino Rodrigues destacou a importância da formatura. “É um momento muito importante, um marco. Há pouco eles entraram como formandos e agora estão formados. Espero que esse credenciamento abra várias portas para que eles possam ser felizes na profissão que escolheram e na vida.” O Professor Nelson Maciel reafirmou a importância da boa formação: “Nossa Faculdade coloca no mercado de trabalho profissionais que serão úteis ao Brasil. São pessoas preparadas para o mercado.” E o Prefeito Ângelo Chequer realçou o crescimento da Univiçosa: “Vejo aqui novas pessoas prontas para trabalhar. Fico muito feliz ao ver a Univiçosa, com apenas 10 anos e um número gigantesco de alunos, demonstrando ser uma Faculdade que vai crescer ainda muito mais, gerando mais progresso através dessa indústria incomparável que é a indústria do saber.”
 
A segunda noite
Dia 18 foi a vez da colação de grau de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia. Novamente o Parthenon acomodou centenas de amigos, familiares e autoridades.
À mesa, além do Diretor Geral, do Presidente da Mantenedora, do Diretor Financeiro da Mantenedora, do representante dos mantenedores e dos diretores administrativo e acadêmico, estavam: a Secretária Municipal de Educação, Gláucia Coutinho Ramos Dantonino (representando o Prefeito Ângelo Chequer) e o paraninfo dos formandos, Roberto Dias de Andrade. Junto deles estavam os gestores de curso.
Foram homenageados: Professora Alessandra Santos de Paula (Enfermagem), Professora Adriane Jane Franco (Farmácia), Professor Fabrício Sette Abrantes Silveira (Fisioterapia), Professor Luiz Gonzaga Pompermayer (Medicina Veterinária), Professora Ana Paula Boroni Moreira (Nutrição), Professora Andrea Olimpio de Oliveira (Psicologia) e a funcionária Rosângela Pantaleão Rodrigues (escolhida pelos formandos).
A oradora Mariana Ferreira Franco (Medicina Veterinária) falou em nome dos formandos lembrando momentos da graduação e renovando os compromissos profissionais em defesa da vida e da dignidade humana.
O paraninfo Roberto Andrade falou das ligações fraternas que mantém com a Univiçosa, da qualidade da formação conquistada pelos seus afilhados e da necessidade de reter esses talentos na região, dotando Viçosa e seu entorno de novos investimentos capazes de gerar emprego e renda.
A Direção da Univiçosa comemorou o sucesso das duas colações e lembrou o propósito da Instituição de dotar o Estado e o País de profissionais bem formados.