Prefeito defende reforma da linha férrea e reativação do trem em Viçosa
Em reunião com pessoas envolvidos em projetos de implantação de um trem turístico e um veículo leve sobre trilhos (VLT) em Viçosa, na Prefeitura, na última quarta-feira, 29, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB) declarou apoio da administração municipal para a viabilização dos projetos.No encontro, foi apresentado ao chefe do Executivo o projeto de implantação da linha turística entre a cidade de Viçosa e Teixeiras. O referido projeto propõe a implantação de um trem turístico de apenas um vagão, utilizando a linha férrea desativada, denominado "Trem das Serras de Minas".
A outra proposta é a instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que será uma alternativa ao transporte público urbano, cuja viagem custará o mesmo valor pago pelos usuários dos ônibus coletivos. A princípio esse trem fará o trajeto da UFV ao Centev, em Novo Silvestre, mas poderá ser ampliado no futuro, fazendo o trajeto Teixeiras – Coimbra. Jershon Ayres de Moraes, um dos presentes ao encontro, disse que a viabilização dos dois projetos depende antes da restauração da linha férrea já existente. Segundo ele, já está pré-definido que a reforma será realizada gratuitamente pelo Batalhão de Engenharia Ferroviária do Exército Brasileiro (Batalhão Mauá), mas salientou que será necessária a intervenção do prefeito junto ao Ministério da Defesa, em Brasília, para que a vinda do exército seja autorizada.
O representante da Ong Amigos do Trem também citou alguns avanços: “já temos a assinatura de todos os prefeitos da região e da reitora da UFV, já temos a locomotiva e também os trilhos e os dormentes, doados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)”. Ângelo e Luciano Piovesan, secretário municipal de Governo, demonstraram muito entusiasmo com o projeto. Segundo o Prefeito, o turismo e o comércio de Viçosa serão alavancados de forma extraordinária com a implantação do Trem das Serras de Minas. Já o secretário de Governo disse que a volta do trem irá trazer benefícios para toda a comunidade viçosense e região, principalmente no que diz respeito a preservação do trecho ferroviário, que está abandonado há cerca de 15 anos.
Ficou decidido que o Prefeito irá articular uma comissão com os prefeitos das cidades da região e agendará uma visita a Brasília, para pedir prioridade junto ao Exército. Ângelo ainda se propôs a liderar as ações institucionais para a implantação dos projetos, contando com o entusiasmo e a dedicação das entidades envolvidas. Além dos citados, participaram do encontro, Aguinaldo Pacheco, representante da Ong Amigos do Trem, Sérgio Vitarelli e José Ramos, resperctivamente, presidente e vice-presidente do Circuito Turístico Serras de Minas
Comentários (0)
Comentários do Facebook