PMV anuncia criação de Secretaria de Agricultura durante Concurso de Qualidade do Café

O evento aconteceu no auditório do Centreinar

PMV anuncia criação de Secretaria de Agricultura durante Concurso de Qualidade do Café
Na última quinta-feira, 4, no Auditório do Centreinar/UFV, foi realizada a cerimônia de encerramento e premiação dos ganhadores do X Concurso de Qualidade de Café da Região de Viçosa, promovido pela Emater - MG. Os classificados em primeiro lugar foram Adenilson José Godinho, de Ervália, na modalidade Café de Seca Natural e Vanderlei Leocádio, também de Ervália, na modalidade Café Cereja Descascado.  
Autoridades, técnicos, professores e produtores rurais da região compareceram ao encerramento do concurso, que contou com a presença do subsecretário de Estado do Agronegócio, Antônio Carlos Xavier da Gama, representando o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo. 
Para esta décima edição do concurso, a Emater contou com a parceria da UFV, Funarbe, Centro de Excelência do Café - Matas de Minas e Banco do Brasil, o que comprova consolidação do concurso de qualidade como importante instrumento de estímulo aos cafeicultores e de divulgação dos bons cafés da região de Viçosa. Conforme depoimentos de alguns dos produtores, o Concurso Regional da Emater - MG, iniciado em 2003, representa para eles a porta de entrada no mundo dos cafés de qualidade. Vale lembrar que muitos desses produtores hoje despontam em importantes certames estaduais e nacionais, levando o nome dos cafés das Matas de Minas para todo o país e até para o exterior. É o caso do produtor Roberto Carlos de Miranda, de Araponga, que esteve presente ao evento. Roberto foi o ganhador do Concurso Estadual da Emater-MG deste ano, na modalidade café de seca natural, divulgado dia 27 de novembro, em solenidade realizada em Patos de Minas.
 
Nova Secretaria
Durante o evento, Luciano Piovesan aproveitou a fala para anunciar o retorno da Secretaria de Agricultura, extinta do organograma da Prefeitura já há alguns anos. Segundo o Secretário, a criação da Secretaria está prevista na reforma administrativa proposta pelo Executivo e que deverá ser votada na Câmara ainda neste ano.