Placas do Mercosul devem ser adotadas até novembro em MG, diz Detran
As novas placas veiculares do modelo do Mercosul, já em uso na Argentina e no Uruguai, começaram a ser usadas no Brasil na terça-feira da semana passada, 11. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a adotar o formato que utiliza quatro letras e três números. Em Minas Gerais, segundo o Detran (Departamento de Trânsito), as adequações do sistema para a implantação da placa vão acontecer até novembro.
Todas as placas terão QRCode. A placa também possui uma marca d´água com o nome do país e do Mercosul, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.
O modelo segue o padrão definido para o Mercosul. O Brasil tem uma particularidade que os demais países partes do bloco comercial não têm: a frota registrada é de 97 milhões de veículos, que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Bloco.
Comentários (0)
Comentários do Facebook