O bom exemplo da Barrinha

A Escola Municipal “Dr. Juscelino Kubitschek”, da Barrinha, dá um exemplo de como formar adultos conscientes da importância das ações de cidadania para o bem da coletividade, além de incentivar e incutir nas crianças o hábito da leitura.

O bom exemplo da Barrinha

O bairro Barrinha, em Viçosa, vem ganhando destaque na cidade. Isso porque o local tem sido considerado por muitos como o bairro mais limpo do município. E a explicação pra isso vem da Escola Municipal “Dr. Juscelino Kubitschek”, que desde o ano passado desenvolve com os alunos do 1º ano o projeto “Reciclagem e Leitura, isto é Cultura”. 
O projeto, que foi desenvolvido pela professora Margarida Santos, consiste em trocar materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, por livros e revistas. O objetivo é estimular o hábito da leitura, e ao mesmo tempo, conscientizar os alunos sobre a preservação do meio Ambiente. O combate à dengue também é um item abordado entre os estudantes. 
Neste ano, a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) patrocinou cinco meses do projeto, para aquisição dos livros a serem doados para os alunos. Com essa parceria, o projeto foi estendido para todos os estudantes da escola. 
O trabalho também conta com o apoio dos pais, que ajudam os filhos a lavar, embalar e transportar todo o material para a escola. Esse suporte é considerado pela instituição como um fator de grande importância para o sucesso das tarefas. “O mais legal é que muitas pessoas que não têm filhos estudando na escola também estão separando o material e doando aos nossos alunos”, afirmou Margarida.
Uma vez ao mês, os moradores do bairro são convidados para, junto aos alunos, fazer o trabalho de limpeza das ruas. No último sábado, 6, a comunidade se reuniu para realizar a higienização. A ação também será realizada nos próximos 20 de setembro, 4 de outubro e 6 e 8 de novembro.
“Agradecemos a Funarbe, aos pais, aos funcionários, ao Saae pela coleta, ao Paulinho Brasília, que está nos apoiando através do seu programa e também ao Divino Amaral e, principalmente, à coordenadora Ana Barbosa, que acredita e apoia o projeto”, disse a coordenadora. 
O projeto não possui cunho político, mas social. Todos podem participar por meio de doações, parcerias e patrocínios. O telefone de contato da escola é (31) 3885-1413 e o e-mail é escolajk78@yahoo.com.br.