Justiça suspende demissão de professor da UFV acusado de assédio e estupro

O professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa foi demitido no dia 26 de julho após processo administrativo interno

Justiça suspende demissão de professor da UFV acusado de assédio e estupro

Uma decisão emitida nesta quarta-feira, 9, pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Viçosa, traz um novo capítulo para o caso do professor Edson Ferreira Martins, que foi demitido da Universidade Federal de Viçosa (UFV) após ser acusado de assédio e estupro por 11 mulheres. 

Em uma ação proposta pela defesa do professor contra a UFV, o juiz federal substituto Rafael Araújo Torres suspendeu os efeitos da Portaria nº 0630/2023, datada de 25 de julho de 2023, emitida pela UFV, que corrobora a demissão do professor e declara vago o cargo ocupado por ele. O magistrado determinou que o reitor da UFV adote as medidas necessárias para reintegrar imediatamente o autor, Edson Ferreira Martins, aos quadros funcionais da universidade, na função que ocupava antes de sua demissão, até que o processo seja julgado definitivamente.

A ação movida por Edson Ferreira Martins alegava que sua demissão tinha ocorrido sem consideração das questões atenuantes, antecedentes funcionais e princípios legais como proporcionalidade e razoabilidade. O professor buscava também a nulidade do ato demissional por supostas violações ao devido processo legal.

A decisão do juiz Rafael Araújo Torres aponta que, no estágio atual do processo, não foi demonstrado de maneira robusta o dolo do autor necessário para caracterizar a infração disciplinar alegada. Além disso, o juiz não encontrou, até o momento, um nexo causal entre as atividades inerentes ao cargo de docente e os relacionamentos afetivos e sexuais mantidos pelo professor com suas alunas e ex-alunas.

A DEMISSÃO

O caso de Edson Ferreira Martins ganhou destaque em julho de 2023 quando ele foi demitido da UFV após ser alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) e ser acusado por 11 mulheres de abuso de poder, violência física, assédio moral, assédio sexual e estupro. O professor havia sido denunciado pela própria universidade, que apurava as denúncias desde 2019.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco