José Mário deixa Folha da Mata e assume chefia na Cultura da PMV
Após vários anos trabalhando no jornal Folha da Mata, encerrou seu vínculo empregatício com a empresa que edita o semanário, no último dia 5, o jornalista José Mário da Silva Rangel. José Mário deixou a lide jornalística da Folha para assumir a chefia do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Viçosa. Sua decisão atendeu ao convite do prefeito Ângelo Chequer.
Rangel assume o DCPH/PMV em substituição a Cíntia Fontes, que foi alçada pelo prefeito ao cargo de secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes após a exoneração do vereador Geraldo Luís Andrade, Geraldão, formalizada por portaria executiva no último dia 22. Com a exoneração, Geraldão deve reassumir sua cadeira na Câmara Municipal, para a qual foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), da base partidária do prefeito.
Biografia
José Mário tem 40 anos e começou a trabalhar desde muito cedo, como arquivista do Escritório Técnico Contábil (Ético), repórter desde 1998, revisor, comendador como líder comunitário pela Câmara dos Vereadores de Viçosa, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Santo Antônio e da Liga Esportiva de Viçosa, colaborador emérito do Exército, ex-diretor da Avenida de Serviços à Comunidade do Rotaract Club de Viçosa, ex-diretor-1º secretário da Associação dos Amigos da Orquestra de Câmara de Viçosa, foi 2º secretário do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos dos Passos e integrou à comissão eleitoral na instituição do Conselho Municipal de Política Cultural. Sócio fundador do Comitê Pró-Educação do Município de Viçosa (1999), é autor do trabalho "O Passado Compassado de Viçosa - Epítome histórica da velha Santa Rita do Turvo" (2007). Voluntário do Projeto Proler, é membro titular, no segundo mandato, do Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico e Ambiental de Viçosa (CMCPCAV) e diretor de Jornalismo da Rádio Comunitária Quintal FM. Palestrante da 13ª Semana Nacional dos Museus, foi relator e secretário da Comissão dos Notáveis, em 2013, elaborando o anteprojeto de lei que originou o Calendário das Datas Cívicas de Viçosa.
Prioridades
Como prioridades iniciais no cargo de chefe do DCPH/PMV, José Mário listou seguintes iniciativas: Ampliação do acervo da Pinacoteca Pública, com campanha de doação de obras de artistas viçosenses, para exposição permanente; Criação do Arquivo Municipal unificado, embrião de um futuro Museu Municipal; Construção da Galeria dos Mandatários Municipais (prefeitos), a ser inaugurada no Salão Nobre do antigo Colégio de Viçosa, futuro Centro Administrativo do município.
Comentários (0)
Comentários do Facebook