Temporal de terça-feira provocou inundações e a situação preocupa a administração municipal

Temporal de terça-feira provocou inundações e a situação preocupa a administração municipal

Choveu forte desde a madrugada até por volta das 11 horas da manhã de terça-feira, 12, em Viçosa e as inundações de ruas e regiões ribeirinhas dos córregos da Conceição e São Bartolomeu trouxeram vários transtornos para os moradores e preocupações para Defesa Civil. As inundações mostram mais uma vez a precariedade do velho e carcomido sistema de escoamento pluvial da área urbana viçosense. A Prefeitura divulgou nota oficial atribuindo as inundações ao grande volume da chuva, à falta de investimentos ao longo dos anos pelas administrações em melhoria e ampliação da rede de escoamento das águas de chuva e também ao descarte irregular de lixo.
Os pluviômetros da Defesa Civil registraram 103 milímetros no centro; 120,8 milímetros em São José do Triunfo e 86,6 no Vale do Sol. Para a Defesa Civil o volume de chuvas desta terça pode ser considerado extremamente forte, uma vez que choveu mais de 80 milímetros em um dia, media considerada normal.
Segundo o chefe da Defesa Civil, Rodrigo Cardoso, foram registrados vários pontos de alagamentos no centro da cidade como na Avenida Bueno Brandão, Avenida PH Rolfs, Cidade Nova, Silvestre e Novo Silvestre.
A Avenida Bernardes Filho é reincidente nesse problema, basta uma chuva mais forte na cidade para que a rua vire uma piscina. Ele ainda é agravado pela enxurrada que vem do Santa Clara, Betânia e rua Papa João XXIII.
Na Avenida Santa Rita, na Rua Francisco Machado e na Rua Tenente Kummel, por exemplo, os bueiros não foram suficientes para escoar a enxurrada das ruas adjacentes e as bocas de lobo acabaram entupidas deixando as ruas cheias d’água.
O córrego da Conceição também subiu mais que o habitual. Mesmo com constante limpeza, foi possível ver sacolas de lixo, pedaços de madeiras e entulhos boiando no ribeirão.
A defesa civil também registrou ocorrência de queda de muro na Rua Novo Horizonte e na Avenida PH Rolfs e de queda de árvore na Barrinha.
Como a maior parte dos problemas foi decorrente do entupimento de bocas de lobo, bueiros, manilhas e sistemas de drenagem, a Prefeitura de Viçosa pede a colaboração da população para que não lance lixos, entulhos e vegetação de forma irresponsável e ainda solicita aos cidadãos que, quando vir isto acontecer, denuncie e ligue para o serviço de fiscalização do município.
Em nota, a Prefeitura informou que tem conhecimento dos problemas de infraestrutura da cidade. No entanto, está em fase de elaboração os projetos de drenagem urbana em doze pontos estratégicos e problemáticos na cidade