Greve dos servidores da UFV deve terminar hoje
Após 131 dias de greve, os servidores das universidades federais, inclusive da UFV, devem retornar hoje, quinta-feira, 8, ao trabalho, após deliberação em assembleia geral realizada na manhã de ontem, 7. O acordo de fim de greve foi assinado no dia 6, terça-feira, pela Federação da categoria, a Fasubra, após negociações com o governo.
A greve na UFV foi deflagrada em 28 de maio e desde então, provocou alterações nas atividades do campus, como de horários de funcionamento da biblioteca, de restaurante universitário e outros setores de serviço, mas nada que provocasse maiores prejuízos às atividades acadêmicas da instituição.
No dia 23 de setembro, a Asav realizou uma assembleia com os servidores, onde a categoria votou contra a proposta do governo, de 21,3% com a concessão da primeira parcela (5,5%) em agosto de 2016. Segundo o Comando Local de Greve, cerca de duzentos e cinquenta técnico-administrativos estiveram presentes na assembleia e votaram contra a proposta do governo com a permanência da categoria no movimento paradista até segunda ordem. Esse dia foi marcado por assembleias em todo o país e a maioria das bases sindicais decidiu por aceitar a proposta do governo. Dessa forma, a Fasubra (representante nacional dos servidores) já propunha assinar o acordo com o governo, no último dia 24, em reunião com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília.
No entanto, o governo não assinou a minuta de acordo apresentada pela Fasubra e pediu tempo para dar a resposta à entidade. O acordo deveria ter sido assinado no último dia 30/9, mas por divergências na forma como se daria a reposição dos dias parados, a greve perdurou por mais uma semana, sendo finalmente assinado na última terça-feira, decretando o final da geve.
Comentários (0)
Comentários do Facebook