Forças Armadas abrem alistamento voluntário para mulheres
Interessadas devem residir em 28 municípios específicos , incluindo Juiz de Fora, e realizar inscrições até 30 de junho
O alistamento militar voluntário para mulheres nas Forças Armadas foi oficialmente aberto. O prazo para realização das inscrições é até 30 de junho e podem se candidatar interessadas que completam 18 anos em 2025.
As que passarem pelo processo de alistamento e serem efetivamente selecionadas serão incorporadas no primeiro semestre de 2026, entre os dias 2 a 6 de março, ou no segundo semestre, de 3 a 7 de agosto. O serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado mais de uma vez por até oito anos.
Segundo o Plano Geral de Convocação, aquelas que querem ingressar nas Forças Armadas deverão residir em um dos 28 municípios de 14 estados diferentes: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Além disso, elas passarão por seleção que inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde. Conforme a cidade, elas poderão escolher a força que desejam integrar. Na Marinha, as mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas, no Exército como soldados e na Aeronáutica como soldados de segunda-classe.
A ideia é de que o número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário cresça progressivamente até que atinja 20% das vagas. Este ano estão sendo oferecidas 1.465 vagas - 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A expectativa é a de que esses números sejam aumentados progressivamente, até que se atinja um índice de 20% das vagas do serviço militar.
Comentários (0)
Comentários do Facebook