Robson Alencar é eleito presidente da Câmara de Viçosa

Pela terceira vez desde 2019 o Poder Legislativo será presidido por um vereador do distrito de São José do Triunfo

Robson Alencar é eleito presidente da Câmara de Viçosa
Nova composição da Mesa Diretora tem Robson Alencar como presidente, Sérgio Marota como vice-presidente, Cristiano Gonçalves como 1º secretário e Marco Cardoso como 2º secretário. Foto: Artur Vieira

Reeleito para seu segundo mandato de vereador, Robson Alencar de Souza (PSB), conhecido como Robson do Mercado, é o novo presidente da Câmara até dezembro de 2026.

A eleição aconteceu na noite de ontem, dia 1º, durante a reunião de instalação da legislatura 2025-2028. Na ocasião foram eleitos os demais membros da Mesa Diretora: Sérgio Augusto Moreira Marota (PP) será o vice-presidente, Cristiano Gonçalves (Solidariedade) o primeiro secretário e Marco Cardoso (PRD) o segundo secretário.

A sessão foi conduzida pelo vereador mais votado, Raphael Gustavo dos Santos (PSD). O vereador Idelmino Ronivon (PCdoB) também disputou a presidência e a vereadora Jamille Gomes (PT) a vice-presidência. Nos próximos dias, a Câmara definirá os membros da comissões temáticas, como a de Justiça e Redação e a de Finanças e Orçamento.

Robson tem 39 anos, é viçosense, casado e atua no ramo do comércio, administrando um mercado no distrito de São José do Triunfo (Fundão), onde foi criado. Ele viu sua votação aumentar expressivamente dos 438 nas eleições de 2020 para 1.112 votos nas últimas eleições, sendo o 5º vereador mais votado da atual legislatura.

Na primeira eleição, Robson concorreu pelo Cidadania e, dessa vez, pelo PSB, que também elegeu José Roberto Lopes da Silva (Betinho), ambos do grupo político que apoiou o prefeito Ângelo Chequer. Em tese, Ângelo contará com um presidente alinhado ao seu governo.

Essa é a terceira vez na história recente que um vereador do Fundão preside o Poder Legislativo viçosense. Antônio Elias Cardoso presidiu a Mesa Diretora no biênio 2019-2020 e Edenilson Oliveira no biênio 2021-2022. Robson substitui Rafael Magalhães Cassimiro, que não tentou reeleição.